Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANNA KELLY SOUZA BEZERRA DE AZEVEDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANNA KELLY SOUZA BEZERRA DE AZEVEDO
DATA: 13/12/2011
LOCAL: sala de reuniões do DCS
TÍTULO:

A DÍVIDA DA VIDA: CLIENTELISMO MÉDICO E POLÍTICA NO OESTE POTIGUAR


PALAVRAS-CHAVES:

Clientelismo médico, troca, dívida, sujeição.            


PÁGINAS: 64
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Antropologia
SUBÁREA: Teoria Antropológica
RESUMO:

Esse trabalho aborda a relação clientelista estabelecida entre “prefeitos” e “pacientes” usuários de uma “casa de apoio”, a Oestana, cuja função principal é dar assistência logística a residentes de cidades do Oeste Potiguar que precisam fazer tratamento médico-hospitalar em Natal (RN), mediante o pagamento de diárias pelas Prefeituras das cidades dos doentes.

Para entender o significado político, simbólico e, sobretudo, vital dessa relação, desenvolveremos nossa pesquisa a partir de observação direta envolvendo entrevistas com os usuários da Oestana e visitas regulares a essa Casa.

Tal relação é fundada principalmente a partir de trocas eleitorais que envolvem tanto benesses materiais como, por exemplo, remédios, consultas e exames médicos, quanto serviços e bens simbólicos os quais remetem esse trabalho ao ‘princípio de reciprocidade’ (Lévi-Strauss, 1976), a ‘teoria da dádiva’ (Mauss, 2003) e à noção de ‘dívida’ (Lanna, 1995) cuja expressão comporta uma dimensão afetiva.

O entendimento do sentido desse vínculo depende antes de tudo da abordagem das categorias dos seus próprios atores, através das etnografias das trajetórias, das histórias de vida e do cotidiano dos usuários na Oestana. Cogitaremos assim o Clientelismo, desenvolvendo a noção de ‘dívida’ que ele suscita, na relação aqui tratada. Com base nessa maneira particular de significar e conceber o laço político e simbólico entre “prefeitos” e “pacientes”, finalmente, exporemos o que essas relações nos dizem sobre o modo de pensar e fazer política dos contextos dos quais temos nos ocupado.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1352037 - EDMILSON LOPES JUNIOR
Interno - 1475558 - LORE FORTES
Interno - 1149645 - LUCIANA DE OLIVEIRA CHIANCA
Notícia cadastrada em: 05/12/2011 09:54
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao