Banca de DEFESA: DANILO CORTEZ GOMES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANILO CORTEZ GOMES
DATA : 08/06/2020
LOCAL: UFRN

UM OÁSIS NO SERTÃO? A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E O DESENVOLVIMENTO DO SERIDÓ POTIGUAR

Educação Profissional; Institutos Federais; Desenvolvimento Local; Projeto RN Sustentável; Seridó.

Considerando que a educação é um dos meios indispensáveis para o desenvolvimento de uma região, pode-se dizer que a expansão e interiorização da educação profissional e tecnológica no Brasil, tem influenciado de alguma forma os diversos rincões do país, dentre eles, o Seridó potiguar. Pacheco (2011) enfatiza que além do ensino em si, uma das finalidades da educação profissional por meio dos Institutos Federais, é atuar em favor do desenvolvimento local e regional, o que de fato já é ressaltado nos diagnósticos feitos por alguns atores políticos quando da elaboração das políticas de desenvolvimento local e regional em nível estadual (CAPRIGLIONE, MORETTI e NOGUEIRA, 2017). Nesse contexto, esta tese parte do seguinte questionamento: Qual a importância do IFRN e do planejamento estadual para o desenvolvimento do Seridó? Essa indagação surge da compreensão de que o IFRN contribui positivamente com o desenvolvimento do Seridó, porém, nem sempre com plena convergência com os objetivos e finalidades das políticas de desenvolvimento local e regional do planejamento estadual, aqui representado pelo Projeto RN Sustentável. Por isso, nossa hipótese é a de que esses aparentes parceiros (IFRN e Governo do RN) tem compreensões distintas acerca do desenvolvimento local: o Instituto Federal busca promover o que existe de universal nessa realidade enquanto o planejamento estadual permanece buscando identificar apenas as chamadas “vocações naturais” ou potencialidades da região. Desse modo, o objetivo geral desta tese foi examinar a relação existente entre a expansão e interiorização da educação profissional e tecnológica e o desenvolvimento do Seridó potiguar, com base nas atividades desenvolvidas pelo IFRN e as ações definidas no planejamento de desenvolvimento estadual por meio do Projeto RN Sustentável. Consequentemente, os objetivos específicos foram: 1) investigar o processo de interiorização do IFRN, mais especificamente no Seridó; 2) analisar as ações e especificidades do Projeto RN Sustentável para o Seridó; 3) examinar a relação entre as atividades do IFRN no Seridó e o planejamento do desenvolvimento local preconizado no planejamento estadual orientado pelo Projeto RN Sustentável; e 4) examinar as convergências e divergências entre a proposta de educação profissional e tecnológica do IFRN para o Seridó em relação às propostas do Projeto RN Sustentável para o Seridó nos eixos de desenvolvimento local e educação profissional. Quanto ao constructo metodológico, essa pesquisa parte do paradigma interpretativo, de natureza qualitativa. A respeito dos objetivos do estudo, a pesquisa é de caráter explicativo; e quanto aos procedimentos, caracteriza-se por uma pesquisa documental e de campo. No tocante ao tratamento e análise dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo proposta por Bardin (2009). Os resultados encontrados confirmaram a hipótese quando revelaram que há mais divergências do que convergências na relação entre o IFRN e o planejamento estadual de desenvolvimento, isto é, a parceria entre o Governo do RN e o IFRN não se efetiva plenamente, todavia, os dados corroboram a importância do IFRN no processo de desenvolvimento do Seridó.

Externo à Instituição - MARCELO GOMES RIBEIRO - UFRJ
Externo à Instituição - MARCIO ADRIANO DE AZEVEDO - IFRN
Presidente - 6347581 - MARIA DO LIVRAMENTO MIRANDA CLEMENTINO
Externa ao Programa - 347943 - RITA DE CASSIA DA CONCEICAO GOMES