Banca de DEFESA: RENNAN LIMA MARTINS DE CASTRO

DISCENTE : RENNAN LIMA MARTINS DE CASTRO
DATA : 29/08/2019
LOCAL: Sala 913 do CCHLA

Representações sociais sobre o conceito de escola na visão dos alunos do 1º ano do Ensino Médio do Atheneu Norte- Riograndense

Escola. Discurso do Sujeito Coletivo. Representações Sociais.

O presente trabalho trata das Representações Sociais sobre o conceito de escola na visão dos alunos do 1º ano do Ensino Médio do Atheneu Norte-Riograndense. A técnica metodológica utilizada foi o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), por permitir um resgate das Representações Sociais significativas relevantes para a compreensão do discurso incorporado pelos alunos, também foi utilizado o questionário para uma maior aproximação da realidade dos alunos em questão. Os resultados das análises textuais indicaram que as representações são atravessadas por dimensões cognitivas, sociais e afetivas. Para os alunos da Escola: A escola é um local de aprendizagem, convivência, preparação para a universidade e para o mercado de trabalho. Ao dar atenção aos seus dizeres dos alunos sobre a escola, instrumentalizadas pela Teoria das Representações Sociais, espera-se poder ajudar no sentido de propiciar saberes necessários para uma escola participativa, interativa, complexa e moderna, condizentes com os avanços do século XXI.

Presidente - 1475558 - LORE FORTES
Interno - 1352037 - EDMILSON LOPES JUNIOR
Externa à Instituição - LENINA LOPES SOARES SILVA - IFRN
Notícia cadastrada em: 16/08/2019 09:22