Banca de DEFESA: VALDEMIRO SEVERIANO FILHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VALDEMIRO SEVERIANO FILHO
DATA : 29/08/2019
LOCAL: Videoteca da BCZM

POETA E TRADUTOR DE MUNDO: O COMPOSITOR DE SAMBA-ENREDO NO CARNAVAL DE NATAL/RN

Carnaval. Escola de samba. Compositor. Samba-enredo. Sociabilidade.

A presente tese tem como proposta compreender o papel do compositor no processo ritual de construção do samba-enredo para o desfile das escolas de samba que ocorre anualmente no carnaval de Natal/RN. O samba-enredo é um dos aspectos artístico-culturais das agremiações carnavalescas em que verificamos um intenso processo de interação dialógica na tessitura de uma complexa rede de relações sociais, imersa em diálogos e tensões, no interior e que se espraia para fora da escola de samba. Através da experiência etnográfica e com o auxílio de fontes escritas, refletimos, dentro do tempo extraordinário do carnaval, esta trama em torno da composição do samba-enredo, focalizando o compositor como mediador cultural, sua visão e tradução do mundo que o cerca, bem como, as relações construídas com os demais agentes, sobretudo o carnavalesco e os coautores do samba, compreendendo a teia de significações em que está envolvido desde o lançamento do enredo até o término do desfile.

Presidente - 349700 - LUIZ CARVALHO DE ASSUNCAO
Externo ao Programa - 1777712 - ALESSANDRO DOZENA