“COMO FAZER...”: UMA ANÁLISE DO “DIY” E A RENOVAÇÃO DA COOPERAÇÃO ATRAVÉS DO CANAL “AMANDA M. ALVES”
Do it Yourself. Cooperação. Youtube. Dádiva.
A capacidade do ser humano de transformar o seu entorno em prol de suas necessidades através de suas habilidades manuais é um fato que pode ser observado desde a antiguidade, transcorrendo séculos e permeando até os tempos atuais. Durante o período que antecedeu a Revolução Industrial, o trabalho manual era a fonte da produção de bens materiais, porém, com o alvorecer da era da maquinaria essa realidade passou a mudar. Contudo, ainda no século XX é possível notar um movimento que encorajou as pessoas a desempenharem atividades para o benefício próprio. Eis que surge o Do It Yourself (DIY) ou, no português, Faça Você Mesmo (FVM). Foi no movimento punk que essa prática ganhou força, através da produção dos chamamos fanzines. Na sociedade contemporânea, o “Do it Yourself” se tornou popular através das redes sociais, com tutoriais sobre como executar serviços e criar seus próprios objetos. O youtube configura-se como uma das principais redes sociais com conteúdos voltados para o DIY. Dessa forma, esta pesquisa busca compreender para além dos motivos que levam as pessoas à prática do faça você mesmo, tendo como objetivo principal analisar como o DIY se apresenta como uma prática que resgata, renova e fortalece a cooperação no youtube. Esta pesquisa, de cunho qualitativo, tem como lócus o canal Amanda M Alves, utilizando-se do método: netnográfico (KOZINETS, 2014), de entrevistas semiestruturadas e da análise de conteúdo a fim de que seja compreendido como as trocas realizadas entre os atores na rede resultam em cooperação. Para tanto, como suporte metodológico, foram mobilizadas as categorias: artífice (SENNETT, 2013), dádiva (MAUSS, 2003), inteligência coletiva (LEVY, 2010) e cooperação (SENNETT, 2012).