Banca de QUALIFICAÇÃO: KATURY RAYANE RODRIGUES RAMOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KATURY RAYANE RODRIGUES RAMOS
DATA : 13/12/2018
LOCAL: Sala 901 do CCHLA

JUVENTUDE (S) E PARTICIPAÇÃO: CONSTRUÇÃO DA JUSTIÇA RESTAURATIVA EM ESCOLAS PÚBLICAS

Juventudes. Participação. Justiça Restaurativa.

A escola pública brasileira contemporânea é um ambiente desafiador diante dos contextos sociais em que está imersa. Para pensar os lugares sociais em que os jovens estão situados é preciso relacionar intimamente com as multiplicidades culturais e a formação de grupos socialmente diversos. Essa pluralidade de composições revela as juventudes escolares. Esta pesquisa traz reflexões em torno da construção da justiça restaurativa no ambiente escolar no que refere à participação e organização social dos jovens em escolas públicas das cidades de Natal-RN e de Fortaleza-CE no período de 2017 a 2019. Nesse contexto, partimos do pressuposto de que as práticas educativas punitivas já não conseguem satisfazer a realidade escolar e é necessário o exercício de um olhar baseado em uma lente de observação diferenciada sobre as relações sociais estabelecidas entre os atores escolares - professores, alunos, núcleo gestor e outros profissionais-, pois o resgate de redes de cooperação e solidariedade favorece o sentimento de pertencimento em relação à instituição escola, bem como a construção de uma cultura de paz. As indagações são norteadas pela seguinte problematização: Quais as estratégias que dão sentido a concretização da justiça restaurativa nas escolas públicas? O objetivo é analisar os conflitos e os fluxos juvenis no que se refere às estratégias de transformação e construção da cultura de paz a partir dos grupos sociais nos quais as juventudes escolares estão inseridas, como grêmio estudantil, teatro, esporte, grafite e música. Nossa hipótese de pesquisa é que as ferramentas da justiça restaurativa na escola oportunizam e colocam em foco a autonomia dos indivíduos, bem como favorece a escuta, o diálogo e a participação juvenil. A metodologia de investigação é qualitativa fundamentada na observação do dia a dia das escolas, aplicação de questionário, entrevistas semiestruturadas e grupos focais.

Presidente - 1164161 - IRENE ALVES DE PAIVA
Interno - 1693229 - GILMAR SANTANA
Externo ao Programa - 2507656 - ANA PATRICIA DIAS SALES
Notícia cadastrada em: 05/12/2018 08:26