Banca de QUALIFICAÇÃO: NATALIA ARAÚJO DO NASCIMENTO BATISTA

DISCENTE : NATALIA ARAÚJO DO NASCIMENTO BATISTA
DATA : 29/06/2018
LOCAL: Sala 901 do CCHLA

RÉQUIEM PARA UM SONHO: A RELAÇÃO INDIVÍDUO/SOCIEDADE PERMEADA PELA ALIMENTAÇÃO COMO VÍCIO

Réquiem para um sonho; Sociedade; Indivíduo; Vício; Alimentação.

Esta pesquisa busca compreender a alimentação como vício pela problematização da relação indivíduo/sociedade a partir do filme Réquiem para um sonho, dirigido por Darren Aronofsky. Ao considerar que o Cinema tem muito a dizer sobre o social, cujas transformações são determinantes na nossa alimentação, este trabalho se guiará nas ideias de que a alimentação pode se tornar vício, compulsão, e o comer junto se transmutar em um aspecto individual, entrelaçando-se a um viés de consumo e a uma lógica de liberdade individual. Ainda, se tomará perspectivas de Zygmunt Bauman para pensar esse processo de individualização como fatalidade, ao invés de escolha. Pretende-se analisar o filme, corpus deste trabalho, mediante três chaves de leitura (a televisão, a geladeira e a mesa) com intuito de (a) investigar como a linguagem cinematográfica de Réquiem para um sonho nos aproxima da compreensão da experiência do vício; (b) analisar a relevância dessa linguagem quanto ao estudo da alimentação e, (c) refletir acerca dos aspectos biopsicossociais que envolvem a relação vício/alimentação.

Presidente - 6348127 - JOSIMEY COSTA DA SILVA
Interno - 008.055.544-67 - FAGNER TORRES DE FRANÇA - UFRN