Banca de DEFESA: RICHARDSON LEONARDI MOURA DA CAMARA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RICHARDSON LEONARDI MOURA DA CAMARA
DATA : 12/03/2018
HORA: 14:00
LOCAL: AUDITORIO 01 DPP UFRN
TÍTULO:

GOVERNANÇA COLABORATIVA NAS AMÉRICAS: Uma análise da governança metropolitana a partir dos exemplos de Vancouver (Canadá), Guadalajara (México) e Natal (Brasil)


PALAVRAS-CHAVES:

Governança colaborativa; regiões metropolitanas; descentralização; políticas públicas; governos locais.


PÁGINAS: 261
RESUMO:

Este tese de doutorado tem como objetivo investigar as condições políticas que podem facilitar ou dificultar a governança metropolitana colaborativa em três áreas metropolitanas, com base nas suas características de desenho, implementação e gestão: Vancouver (Canadá), Guadalajara (México) e Natal (Brasil). Embora diferentes em suas realidades particulares, estas regiões tem vivenciado problemas metropolitanos comuns, em relação ao rápido crescimento da população na área metropolitana, ao aumento da demanda por serviços públicos, mobilidade urbana, ameaça aos recursos naturais e médio ambiente, problemas de coordenação e articulação da região metropolitana com o nível federal e estadual, bem como da governança urbana necessária para o desenvolvimento sustentável do território. O recente debate sobre a governança colaborativa como um arranjo de governo que exigem decisões coletivas orientadas pelo consenso e permitem o fortalecimento da capacidade institucional dos governos nas áreas metropolitanas é utilizada como referencia teórica. Metodologicamente, a pesquisa utiliza uma versao adaptada do modelo de governança colaborativa (Ansell & Gash, 2007), para analisar como o histórico de colaboração entre os municípios metropolitanos e os arranjos institucionais locais podem interagir para produzir padrões distintos de governança. O conceito de governança colaborativa também se associa com o governo democrático inclusivo e consensuado para a participação dos actores privados e não governamentais na tomada de decisões.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6347581 - MARIA DO LIVRAMENTO MIRANDA CLEMENTINO
Interno - 1298988 - JOAO BOSCO ARAUJO DA COSTA
Externo ao Programa - 1678705 - LINDIJANE DE SOUZA BENTO ALMEIDA
Externo à Instituição - DANIELLE DE MELO ROCHA - UFPE
Externo à Instituição - JEANNIE SHOVELLER - UBC
Notícia cadastrada em: 02/03/2018 14:16
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao