Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS HENRIQUE PESSOA CUNHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CARLOS HENRIQUE PESSOA CUNHA
DATA : 05/12/2017
HORA: 10:30
LOCAL: Sala 901 do CCHLA
TÍTULO:

AFETOS QUE (DES)TERRITORIALIZAM: Fluxos de afetos e potências produtoras de sentidos nos bairros Varadouro (João Pessoa-PB) e Ribeira (Natal-RN)


PALAVRAS-CHAVES:

Afecções; Sítios históricos Urbanos; Multiplicidade; Rizoma.


PÁGINAS: 75
RESUMO:

Esta investigação se concentra nas diversas afecções vividas em partes dos Sítios Históricos das cidades de João Pessoa-PB e Natal-RN para buscar, de forma analítica, o fluxo de interações comunicativas entre os agentes sociais responsáveis pela produção de sentidos nos centros urbanos. Para Spinoza (2009), afecções são os processos de alterações que ocorrem quando afetamos nosso entorno e somos afetados pelo exterior, bem como as alterações que se processam em nossos corpos. Afecção é fluxo e ação, e não apenas sentimentos. Sob essa perspectiva, são analisados os diversos afetos compartilhados entre os sujeitos praticantes e entre sujeitos e os próprios espaços físicos nas vivências desses centros urbanos, que também carregam camadas de histórias e simbolismos gravados em suas estruturas. Como tais afetos, tais potências de agir, atuam na produção de sentido e ressignificações constantes dessas áreas históricas, forjando paisagens metropolitanas em constantes mutações? Busca-se manifestações divergentes e confluentes nessas duas realidades empíricas estudadas. Para realização dessa pesquisa, o método de investigação adotado – a cartografia – não considera como já determinados nem o objeto em sua natureza ou sua suposta realidade existencial, nem sua estrutura, mas o próprio processo do caminhar como sendo parte da investigação. Nesse sentido, a trilha da pesquisa, a produção de redes e conexões rizomáticas, são percebidos e analisados a partir das infinitas possibilidades de afecções transformadoras e produtoras de sentidos. Essa abordagem cartográfica tem como suporte principal a teoria das multiplicidades de Gilles Deleuze e Félix Guattari (2011b).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6348127 - JOSIMEY COSTA DA SILVA
Interno - 1149447 - NORMA MISSAE TAKEUTI
Externo ao Programa - 1149572 - LISABETE CORADINI
Notícia cadastrada em: 22/11/2017 14:19
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao