Banca de DEFESA: JOICY SUELY GALVÃO DA COSTA FERNANDES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOICY SUELY GALVÃO DA COSTA FERNANDES
DATA : 23/08/2017
LOCAL: Auditório de Antropologia (Sala C-5 do Setor II)

“QUANDO AS NUVENS ERAM NOSSAS”: um itinerário da trajetória musical de Oriano de Almeida

Oriano de Almeida. Itinerário musical. Escrita de si. Reconhecimento. Tradução.

Este trabalho de tese consiste na tradução do itinerário social do renomado músico brasileiro Oriano de Almeida (1921-2004), em especial, dos seus escritos de lembranças, com o objetivo de apresentar uma escrita de si subjacente ao narrado, uma escrita de si que faz transbordar narrativas acerca de sua formação musical, elementos constituidores de um determinado tempo social e de personagens e lugares do cenário artístico brasileiro, com ênfase nas primeiras décadas do século XX. O trabalho aborda cenas de uma pianística nacional, momento áureo das escolas e conservatórios de piano no Brasil. Ao falar de si Oriano reconstroi fragmentos de um ambiente social e dá significado ao seu processo formativo, revelando nuances do seu percurso social na música. As paisagens da tese estão delineadas a partir de recortes de seu contexto familiar, do cenário sociomusical da Belle Époque Potiguar e Brasileira, das lembranças da mestra do piano, Magdalena Tagliaferro, e de sua mediação pedagógica, bem como o caminho do artista refeito por testemunhos de reconhecimento de sua obra, através de narrativas presentes em cartas de parentes, amigos e músicos brasileiros de reconhecido prestígio internacional. Essa escrita de si traz consigo uma racionalidade que contraria o desperdício das experiências sociais e se ancora em uma ecologia do conhecimento produtora de visibilidades e reconhecimento, de acordo com o pensamento do sociólogo Boaventura de Sousa Santos (2001; 2006; 2007; 2008). A razão e a sensibilidade unem-se nesse trabalho em uma perspectiva de uma ciência que sonha (Almeida, M. 2003), na medida em que apresenta o homem Oriano e seus afetos, por meio de uma abordagem cartográfica de seus escritos de memórias e correspondências, que tratam de piano, carreira, saudades, amores e amizade de pessoas notáveis do universo musical e cultural de seu tempo. Além das cartas, achados preciosos de pesquisa, dois são os escritos de memórias de Oriano de Almeida utilizados como materia-prima de feitura desse trabalho: o manuscrito inédito intitulado Cenas Infantis e o livro “Madgalena, dona Magdalena” no qual ele registra as lembranças da convivência com a professora de piano Magdalena Tagliaferro, importante artista brasileira de renome internacional. A reconstrução de acordes da vida do músico em tela foi realizada em diálogo com estudiosos do campo epistemológico da memória social, em especial, Ricouer (2004) e Halbwachs (1968). O traçado desse itinerário traz à tona uma reflexão sobre a relevância social e científica dos estudos de memórias, itinerários sociais ou trajetórias de vida sobre pessoas notáveis do campo artístico brasileiro, daqueles que abrilhantaram os palcos da vida, enquanto conhecimento prudente e de combate ao ostracismo de sua arte.

Presidente - 056.761.694-00 - JOSE WILLINGTON GERMANO - UFRN
Interno - 347048 - MARIA DA CONCEICAO XAVIER DE ALMEIDA