Interesses da CNI no Pronatec
Políticas Públicas. Avaliação de Processo. CNI. Pronatec.
A presente dissertação tem como objetivo analisar as relações da Confederação Nacional da Indústria (CNI) com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), considerando os fatores ligados a implementação que influenciam na execução do programa; o local que ocupa o Pronatec e a CNI dentro políticas públicas profissionalizante; e o presença do sistema indústria no oferecimento dos cursos do programa. Desta forma, tentamos responder a seguinte questão: qual o interesse da CNI no Pronatec? Isso porque, mesmo oferecendo grande parte dos cursos do Pronatec (pelo SENAI e SESI) a indústria produtiva pouco contrata os estudantes formados. Assim, partimos da ideia de que o interesse da CNI no Pronatec é em ofertar os cursos e expandir o seu mercado educacional. Mas, ao testar nossa hipótese verificamos algumas alterações. Fizemos isso com base no estudo em três etapas: do Estado, empresariado e a relação com a formulação das políticas públicas (OFFE, 1984; DINIZ, 1979; POULANTZAS, 2000); em seguida aprofundando na análise da atuação do empresariado industrial enquanto sujeito político e da formulação e características do Pronatec (RODRIGUES, 2007; BASSO, 2014); e por fim, avaliando o processo de implementação do programa, destacando a participação da CNI, que se verifica presente desde a formulação até a oferta dos cursos (LEOPOLDI, 2010; MANCUSO, 2007; POCHMANN, 2007; DRAIBE, 2001). Foi possível perceber que além da expansão do mercado educacional, dos lucros na oferta dos cursos, a CNI busca com o Pronatec ampliar sua influência política perante o empresariado e o Estado brasileiro.