Banca de QUALIFICAÇÃO: KARLA DANIELLE DA SILVA SOUZA

DISCENTE: KARLA DANIELLE DA SILVA SOUZA
DATA: 18/04/2016
LOCAL: Sala 901 do CCHLA

DIAGNÓSTICO DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA UFRN A PARTIR DA AVALIAÇÃO DOS EGRESSOS (1989-2015) QUE ESTÃO ATUANDO COMO DOCENTES DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO DO RN EM 2015

Formação inicial. Professor. Licenciatura. Ciências Sociais. Ensino Médio.

ÁREA: Sociologia
SUBÁREA: Outras Sociologias Específicas

O presente trabalho tem como proposta discutir a formação inicial de professores de Sociologia de Ensino Médio egressos da UFRN a partir das concepções de ensino presentes na licenciatura em Ciências Sociais da referida universidade. Para isso, buscamos uma aproximação com o contexto histórico do ensino de Sociologia no Brasil, algumas influências do pensamento científico moderno na academia e considerações acerca da tradição do bacharelismo no país. Nosso trabalho se estrutura teoricamente a partir das contribuições de Chevallard (1988); Durham (1989); Fernandes (1975); Freire (1996); Freitas (2010); Ouriques (2011), de documentos como as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (BRASIL, 2006) e o Projeto Político Pedagógico do Curso de Ciências Sociais da UFRN (UFRN; PPPCS, 2004), entre outras fontes que têm colaborado com nossa pesquisa. Propomos compreender em que medida a licenciatura em Ciências Sociais da UFRN preparou o egresso-docente para sua atuação como professor de Sociologia no Ensino Médio? Nossas reflexões até o momento atual da pesquisa tem nos indicado uma serie de elementos que estão implicados na formação do docente em Sociologia da Educação Básica, entre os quais chamamos atenção para três: uma cultura predominantemente bacharelesca nas diversas esferas do país, assim como na licenciatura em Ciências Sociais da UFRN; um modelo produtivista universitário e o corporativismo docente; uma difícil relação que tem se estabelecido entre o que se aprende na licenciatura e o que se ensina no na escola de nível médio, indicando, portanto, uma problemática da transposição didática de conteúdos do ensino superior para o Ensino Médio.

Presidente - 1149568 - ANA LAUDELINA FERREIRA GOMES
Externo ao Programa - 2507656 - ANA PATRICIA DIAS