Banca de QUALIFICAÇÃO: JUCIEUDE DE LUCENA EVANGELISTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JUCIEUDE DE LUCENA EVANGELISTA
DATA: 23/06/2015
LOCAL: Auditório C do CCHLA

IMAGEM E PENSAMENTO: UMA EXPERIÊNCIA DE PROFANAÇÃO DO DISPOSITIVO DA VISIBILIDADE

Visibilidade; Vídeo; Dispositivo; Subjetividade; Pensamento.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia

Este trabalho trata de uma pesquisa em nível de doutorado que investiga o fenômeno da visibilidade como um dos dispositivos da cultura contemporânea. Por meio desse dispositivo, nos ocupamos do problema dos processos e das possibilidades de subjetivação a partir da relação do sujeito com a imagem na contemporaneidade. Buscamos compreender as implicações desses processos na construção do pensamento e do conhecimento. Nossa investigação tem como campo de pesquisa o universo escolar e como sujeitos envolvidos, estudantes do ensino médio de quatro escolas públicas do município de Mossoró, professoras da disciplina de Sociologia do ensino médio, além de estudantes de licenciatura em Ciências Sociais participantes do Programa de Iniciação à Docência, PIBID/UERN. O meio de comunicação e de produção de imagens que usamos para lidar com o fenômeno da visibilidade é o vídeo. Nossa tese consiste em considerar que a relação do sujeito com a imagem através do dispositivo da visibilidade, pode ser usada para além da produção de imagens vazias, que por sua vez produzem um sujeito vazio. Consideramos que essa relação pode ser trabalhada para desenvolver o pensamento e para construção do conhecimento. Diante disto propomos uma experiência que se configure como uso profanatório do que consideramos dispositivo da visibilidade, buscando através da imagem, desenvolver o pensamento e a construção de conhecimento, tendo como princípio a dialógica entre a dimensão afetivo/subjetiva e a dimensão racional do sujeito.

Palavras-chave: Visibilidade; Vídeo; Dispositivo; Subjetividade; Pensamento.

Presidente - 1501788 - ALEXSANDRO GALENO ARAUJO DANTAS
Interno - 6348127 - JOSIMEY COSTA DA SILVA
Externo à Instituição - HERMANO MACHADO FERREIRA LIMA - UECE
Notícia cadastrada em: 09/06/2015 20:38