Banca de QUALIFICAÇÃO: EDINAH CRISTINA ARAUJO DE CARVALHO

DISCENTE: EDINAH CRISTINA ARAUJO DE CARVALHO
DATA: 16/04/2015
LOCAL: Sala de Reuniões do DCS

A RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL NO SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL DA GRANDE NATAL: Discutindo conceitos, avaliando práticas

Responsabilidade Social; empresas; atores sociais.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia

A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) é um tema que vem ganhando espaço nas agendas públicas de discussão, seja no universo acadêmico, empresarial ou público. A RSE ganha maior destaque no Brasil nos anos de 1990, quando se aumenta o acirramento e a competitividade do mercado, fazendo com que as empresas pensem em estratégias para garantir seu espaço no mercado, assim como novas formas de gestão. Dentro da ideia de RSE cabe diversos segmentos, desde a relação com funcionários à preocupação com demandas sociais e ambientais, permitindo a amplitude do tema. Uma referência nesta discussão é o Instituto Ethos, responsável por pesquisas sobre a Responsabilidade Social Empresarial, e sobre a conceituação o Ethos retoma que a RSE diz respeito também a relação ética e transparente que as empresas mantém com seus clientes, funcionários e sociedade em geral. Partindo disto, no trabalho discutimos também o papel social das organizações empresariais. Diante disso, estudar a RSE na Construção Civil na Grande Natal nos permitirá visualizar a discussão a nível regional, como também as ações desenvolvidas pelo referido setor. Justificamos a escolha das Empresas da Construção Civil como parte do objeto deste projeto diante do espaço que suas obras tem adquirido em Natal e arredores e os grandes impactos causados por elas. Por ser um setor que causa grandes impactos sociais e ambientais, as construtoras devem cumprir algumas exigências técnicas, estas que por sua vez são direcionadas a segmentos que aparecem no amplo conceito de RSE. Objetivamente, pretendemos avaliar as ações de Responsabilidade Social Empresarial e seus desdobramentos nas empresas da construção civil do Rio Grande no Norte, especificamente resgatando a discussão das empresas como atores sociais e políticos; fazendo o levantamento da atuação da construção civil no Estado e sua participação na economia; identificando as maiores empresas do Estado e as ações de RSE que são desenvolvidas.

Interno - 1298988 - JOAO BOSCO ARAUJO DA COSTA
Externo ao Programa - 349130 - MIGUEL EDUARDO MORENO ANEZ
Externo ao Programa - 1169358 - WASHINGTON JOSE DE SOUSA
Notícia cadastrada em: 07/04/2015 09:59