Banca de DEFESA: ANDERSON DE MEDEIROS SOUZA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDERSON DE MEDEIROS SOUZA
DATA: 31/01/2013
HORA: 14:30
LOCAL: Auditorio do Laboratório de Geologia e Geofísica de Petróleo - LGGP
TÍTULO:

Desenvolvimento metodológico para o imageamento, caracterização, parametrização e modelagem 3D de afloramentos análogos a reservatórios.


PALAVRAS-CHAVES:

Imageamento (Imaging); Afloramento Análogo (Analogue Outcrop), Laser Scanner Terrestre (Terrestrial Laser Scanner); GPR (GPR); Superfícies Limitantes (Bounding Surfaces); Modelo Sólido Digital (Digital Solid Model); Bacia do Parnaíba (Parnaiba Basin); Parametrização (Parametrization).


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
RESUMO:

Para realizar a modelagem geológica de reservatórios se pressupõe a disponibilidade de uma vasta gama de informações, uma vez que somente o completo entendimento da arquitetura deposicional de um corpo sedimentar permite que este modelo retrate fielmente as heterogeneidades deposicionais responsáveis pela instalação de zonas de permeabilidade/barreiras de fluxo de fluidos ou do reservatório. As informações obtidas a partir da sísmica e perfilagem de poços são quase sempre insuficientes para permitir a caracterização adequada das heterogeneidades em meso ou macro escalas. Assim, é justificada a importância de se caracterizar e entender a distribuição espacial e a conectividade entre estes corpos de diferentes permeabilidades, fazendo uso dos modelos deposicionais elaborados a partir de afloramentos denominados análogos a reservatórios. O estudo detalhado de afloramentos, associado ao uso de modernas tecnologias de imageamento digital 3D, permite a obtenção de informações detalhadas e contínuas das variações faciológicas, geométricas e da distribuição das propriedades petrofísicas das rochas do afloramento que, uma vez caracterizado como um análogo pode ser correlacionável às rochas de um determinado reservatório petrolífero. O presente trabalho apresenta uma metodologia que emprega modernas técnicas e geotecnologias (como Laser Scanner Terrestre, Georadar, GPS Geodésico, Estação Total, Perfilagem com Raios Gama e Minipermeametria) com o objetivo de, a partir da integração e análise destas, gerar Modelos de Sólidos Digitais dos afloramentos análogos com precisão e acurácia necessária para parametrizar e propiciar correlações de feições geológicas de interesse com uma margem de erro mínima. Fator este de alta relevância que deve ser ponderado e levado em consideração quando se trabalha com um afloramento análogo, uma vez que, por exemplo, a discrepância de poucas unidades na obtenção de um parâmetro pode levar a falsos resultados em um teste de simulação de fluxo de fluidos em um reservatório, com alto nível de incerteza. A partir dos modelos elaborados, os principais objetos geológicos parametrizados foram as superfícies deposicionais (superfícies limitantes) e parâmetros geométricos de corpos arenosos, sua continuidade e conexão entre camadas. Foram identificadas e hierarquizadas as principais superfícies limitantes de forma a associá-las, quando possível, a possíveis zonas de permeabilidade ou barreiras de fluxo de fluidos quando analisadas em conjunto com dados petrofísicos coletados in situ. A obtenção de informações qualitativas e quantitativas dos respectivos modelos podem subsidiar a modelagem 3D de objetos geológicos de reservatórios com semelhança geológica a estes.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1161652 - FRANCISCO PINHEIRO LIMA FILHO
Interno - 1149363 - VALERIA CENTURLON CORDOBA
Externo ao Programa - 277437 - MARCELA MARQUES VIEIRA
Externo à Instituição - MÁRIO FERREIRA DE LIMA FILHO - UFPE
Externo à Instituição - PAULO ROBERTO DOS SANTOS - USP
Notícia cadastrada em: 28/01/2013 09:07
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao