Banca de QUALIFICAÇÃO: HASAN LOPES SHIHADEH

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HASAN LOPES SHIHADEH
DATA: 24/08/2012
HORA: 14:30
LOCAL: Auditorio do Laboratório do Departamento de Geofísica
TÍTULO:

Utilização de sismos regionais para a determinação de um modelo de velocidades na Província Borborema - NE do Brasil


PALAVRAS-CHAVES:

Província Borborema, modelo de velocidades, localização hipocentral.


PÁGINAS: 20
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
RESUMO:

O conhecimento da espessura crustal é muito importante para se vincular modelos geotectônicos e gravimétricos, além de proporcionar subsídios para se estabelecer um modelo de velocidades de propagação de ondas sísmicas regionalmente. O nordeste se destaca como uma das regiões de atividade sísmica mais intensa do país, principalmente na Província Borborema, pois a maioria dos eventos ocorrem nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Uma necessidade que surge com a implementação de redes sismográficas é o da localização epicentral (ou hipocentral, quando possível) dessa sismicidade. Neste sentido é fundamental que exista um modelo e parâmetros deste modelo para a localização epicentral dos eventos sísmicos detectados pelas redes em funcionamento.

            Neste trabalho será realizado um estudo para que seja obtido um modelo de velocidades válido para a Província Borborema, NE do Brasil. Para tanto, serão utilizados eventos que ocorreram na mesma entre 2001 e 2011 com magnitude acima de 3.0 e que tiveram epicentros bem determinados por redes locais de estações. A princípio, foram escolhidos 12 eventos com incertezas horizontais de no máximo 5km. Os eventos selecionados foram registrados nas redes: Milênio, ETINCT, Caruaru - PE, São Caetano - PE, Castanhão - CE, Santana do Acarau - CE, Taipu - RN, Sobral - CE e Pedra Preta - RN. Para a determinação dos parâmetros do modelo será feita a inversão utilizando o programa HYPO71 e a validação deste modelo será feita de modo independente através da comparação com outros já conhecidos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1451214 - ADERSON FARIAS DO NASCIMENTO
Interno - 1863578 - JORDI JULIA CASAS
Interno - 349684 - WALTER EUGENIO DE MEDEIROS
Notícia cadastrada em: 23/08/2012 11:37
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao