Disciplinas do PPGG Ativas e Respectivas Ementas

Disciplinas do PPGG Ativas e Respectivas Ementas

 

Evolução Litosférica e Processos Geodinâmicos

Cartografia geológica e geofísica de terrenos cristalinos; geocronologia e evolução tectônica; plutonismo; mecanismos da deformação dúctil; a orogênese Brasiliana; ênfase na Província Borborema. Estudos estruturais e geofísicos em bacias sedimentares; evolução estratigráfica e tectônica; estudos geocronológicos; controles tectônicos da sedimentação, do magmatismo e de processos de soerguimento; mecanismos da deformação frágil. Caracterização da sismicidade regional, mecanismos focais e controles tectônicos; estudos de anisotropia sísmica; deformação neotectônica e campos de tensões cenozóicos; ênfase na região Nordeste, em especial no entorno da Bacia Potiguar.

 

Geologia e Geofísica do Petróleo

Arcabouço estratigráfico e estrutural de bacias com base em ferramentas geológicas e geofísicas; rochas fontes e reservatórios; caracterização de sistemas petrolíferos; condicionamento estrutural e controles estratigráficos de acumulações; mapeamento sísmico. Caracterização sedimentológica, estrutural e petrofísica de reservatórios; parametrização e estudos de análogos, em particular usando GPR; mapeamento sísmico de detalhe; modelagem estrutural analógica (caixa-de-areia) e digital de bacias sedimentares e reservatórios; modelagem de escoamento multifásico, ajuste histórico da produção de reservatórios. Caracterização dos sistemas ambientais em áreas de exploração de petróleo, com ênfase à faixa costeira; monitoramento ambiental; parametrização e modelamento do movimento de derrames de petróleo.

 

Geologia Sedimentar e Marinha

Técnicas de mapeamento estratigráfico; ambientes de sedimentação; petrologia de rochas siliciclásticas e carbonáticas; ênfase nas bacias mesozóicas e paleozóicas do Nordeste (em especial, as bacias Potiguar e do Parnaíba). Reconstrução espaço-temporal da evolução costeira e plataforma Cenozóica, com ênfase no Quaternário. Identificação e quantificação de processos sedimentares e hidrodinâmicos na zona costeira e plataforma.

 

Geologia e Geofísica Aplicadas

Modelos de acumulação de água em terrenos cristalinos e sedimentares; técnicas estruturais e geofísicas aplicadas à prospecção de água subterrânea em terrenos cristalinos e sedimentares; controles estruturais e tectônicos de mineralizações. Processamento de dados sísmicos e de GPR, problemas inversos em geofísica.

 

Geologia Ambiental

Cartografia geoambiental; mapas de uso do solo e de sensibilidade; gerenciamento do meio ambiente.

 

Ementas de Disciplinas

 

GGF2001 - Geodinâmica (4 cr) - Zonação interna da Terra e sua composição. O manto. O limite crosta-manto. Tipos de crosta e o ciclo geológico. Dados geofísicos sobre o sistema litosfera-astenosfera. Produção de magmas e a zona de baixa velocidade. Placas litosféricas. Conceitos de deriva continental e expansão do assoalho oceânico. Distribuição de terremotos e tensões litosféricas. Limites e movimentos das placas. Mudanças de fase e movimentos verticais no sistema litosfera-astenosfera. Mecanismos que governam a dinâmica das placas. Processos e evolução no interior e margens de placas. O ciclo de Wilson. Riftes e margens continentais do tipo Atlântico. Zonas de subducção, arcos insulares e margens continentais do tipo Andino. Estrutura e gênese da litosfera nas cadeias meso-oceânicas. Ofiolitos. Evolução de faixas orogênicas. Feições do modelo de colisão. A estrutura litosférica na cadeia Alpina-Himalaiana. Estruturas extensionais e de extrusão lateral como parte da tectônica colisional. Exumação de rochas de alta pressão e seu significado tectônico. Conceito de "terrenos" e tectônica acrescionária. Controles tectônicos na extração de magmas do sistema crosta-manto. Séries e associações magmáticas. Geodinâmica química e isotópica.

 

GGF2004 – Métodos de Análise Estrutural (4 cr) - 1) Parâmetros físicos da deformação. Elipsóides de tensão e de deformação. Análise da deformação dúctil (componentes de translação, rotação e mudança de forma ou strain). Deformação homogênea vs. heterogênea, coaxial vs. não-coaxial. 2) Reologia dos materiais. Comportamentos elástico, plástico, viscoso. Relação da deformação com profundidade, tempo e fluxo térmico. Transição dúctil-rúptil e o comportamento do sistema astenosfera-litosfera. 3) Dobras e zonas de cisalhamento dúcteis e dúcteis-rúpteis. Reconhecimento de zonas de cisalhamento; critérios cinemáticos. Direção de transporte; dobras em bainha; lineações de estiramento; situações onde não há lineações de estiramento. Milonitos de baixa e alta temperatura. Boudinagem. Mecanismo de deformação (marcadores meso e microscópicos, petrofábrica do quartzo). 4) Análise geométrica da deformação. Superiimposição de estruturas e padrões de interferência. Sistemas transpressivos, transtrativos e direcionais. 5) Mapeamento em terrenos precambrianos de baixo e alto graus. Estruturas em migmatitos. 6) Determinação do strain em marcadores elípticos: métodos Rf/f, centro-a-centro e Fry. Deformação de elementos lineares e angulares. Representação gráfica do strain. Gradientes e trajetória da deformação. 7) Domos migmatíticos e plutonismo. Modelo diapírico vs. não diapírico (injeção vertical e expansão lateral). Evolução térmica de plútons; efeitos dos fluidos na reologia dos magmas (evidências texturais). Estruturas internas dos plútons e em rochas hospedeiras. Estruturas e texturas sin-magmáticas/sin-alojamento (enclaves, diques sin-plutônicos, fabrics S-C). Posicionamento em alto nível crustal.

 

GGF2006 - Métodos em Geocronologia e Termocronologia (4 cr) - Princípios sobre os principais métodos de datação baseados em isótopos radiogênicos, e suas técnicas analíticas. Os métodos K-Ar e 40Ar/39Ar: comportamento dos sistemas isotópicos em diferentes minerais e tipos de rochas/ambientes; problemas relativos a rejuvenescimento, idades mistas, idades anomalamente elevadas. O método Rb-Sr: isócronas; reequilíbrio do sistema a nível de mineral e de rocha total; escala de abertura/rejuvenescimento e o significado das datações; aplicações e restrições a diferentes tipos de rochas. O método Sm-Nd: mobilidade das terras raras e comportamento dos sistemas isotópicos; isócronas rocha total e mineral; idades modelo e seu significado. O método U,Th-Pb: interpretação de diagramas isocrônicos e concordia-discordia; sistemas simples e misturas de populações; novos desenvolvimentos do método; análise de pequenas frações e monocristais, técnicas de abrasão, microssonda iônica; Idades Pb/Pb pelo método da evaporação. Métodos de datação aplicáveis ao Cenozóico: 14C, traços de fissão, termoluminescência.

 

GGF2008 - Petrologia de Rochas Granitóides (4 cr) - Propriedades físicas e químicas dos magmas granitóides. Geração dos magmas na crosta e no manto. Processos cristalização fracionada, mistura de magmas e assimilação. Mineralogia e petrografia de rochas granitódes. Microtexturas. Classificações de rochas granitóides: mineralógica, química e normativa, composição modal e séries de granitóides. Geoquímica de rochas granitóides. Coeficientes de partição e distribuição dos elementos. Diagramas de variação e discriminantes. Geoquímica dos elementos terras raras. Diagramas multielementares. Isótopos radiogênicos e estáveis. Geotermometria e geobarometria. Formas dos corpos granitóides. Estruturas e mecanismos de alojamento.

 

GGF2009 – Tópicos em Geodinâmica I (1 cr) - Exemplos de temas para cursos incluiriam: Geopolítica do Petróleo / Geologia do petróleo em sistemas siliciclásticos de águas profundas / Geologia do petróleo em plataformas carbonáticas / Novas tendências de exploração e exportação / Métodos geoquímicos na pesquisa de petróleo.

 

GGF2011 - Elementos de Tectonofísica (4 cr) - Tectonofísica e geodinâmica. Métodos geofísicos empregados em estudos geodinâmicos; princípios básicos. Sismologia e o interior do globo terrestre. Sondagens sísmicas. Aplicação dos métodos de refração e reflexão no conhecimento da estrutura crustal e litosférica. Os campos de gravidade e magnético terrestres. Anomalias gravimétricas relacionadas a feições tectônicas de primeira ordem. Dorsais oceânicas, zonas de subducção e suturas. O movimento das placas litosféricas. Aplicações do método magnético para inferir a cinemática das placas. Natureza da crosta e do manto superior. Gravidade e isostasia. Os movimentos verticais da litosfera. Propriedades mecânicas das placas e do manto. Deformações elásticas e plásticas. Ruptura. Considerações geofísicas sobre os mecanismos envolvidos na tectônica de placas e processos orogênicos.

 

GGF2012 – Sismologia (4 cr) - Teoria da elasticidade. Análise de tensões. Elasticidade. Materiais isotrópicos e anisotrópicos. Vibrações e ondas. Sistemas com um e mais graus de liberdade. Ondas planas. Equações de onda. Ondas em duas dimensões. Espalhamento e difração. Ondas de corpo. Ondas P e S. Fontes sísmicas em meios infinitos. Ondas esféricas. Ondas elásticas de superfície e autovibrações de ondas esféricas. Guias de ondas. Ondas Rayleigh, Stanley e Love. Oscilações normais de uma esfera elástica. Ondas sísmicas em meios visco-elástico não lineares. Reflexão e refração de ondas elásticas. Equações gerais para o caso de dois meios. Casos especiais. Raios sísmicos em um modelo de Terra esfericamente estratificada. O parâmetro p de um raio sísmico. Distribuições especiais de velocidade. Teoria do tempo de percurso. Amplitudes do movimento de superfície. Considerações de energia. Sismometria. As componentes de um sismógrafo. Amortecimento. Cálculo do movimento do solo.

 

GGF2013 - Aplicações Sismológicas (4 cr) - Construção de tabelas de tempo de percurso. Localização de um terremoto. Feições de um sismograma. O observatório sismológico. Interpretação de sismogramas. Organizações internacionais de sismologia. Ondas sísmicas e o interior do planeta. Descontinuidades internas da Terra. O estado do manto e do núcleo. Estatística de terremotos e predição. Energia liberada por um terremoto. Magnitude. Sismicidade. A fonte sísmica. Causas dos terremotos. Modelos de fontes. Momento sísmico. Sismicidade intraplaca. Sismicidade induzida.

 

GGF2014 - Métodos Potenciais (4 cr) - Gravitação Universal. Campo gravimétrico da Terra. Gravímetros. Levantamentos gravimétricos. Correção de dados gravimétricos. Densidades das rochas. Anomalias gravimétricas produzidas por corpos de geometria simples. Modelamento gravimétrico direto 2-D e 3-D para corpos de formas geométricas quaisquer. Superposição de anomalias gravimétricas. Separação de anomalias: métodos da decomposição espectral e de ajuste polinomial. Transformações de campos: técnicas de iluminação, derivadas, continuações e decomposição espectral. Geração de campos magnéticos. O campo magnético da Terra. Magnetômetros. Levantamentos magnéticos e correção de dados. Características magnéticas das rochas. Anomalias magnéticas produzidas por corpos de geometria simples. Modelamento magnético direto 2-D e 3-D para corpos de formas geométricas quaisquer. Superposição de anomalias magnéticas. Separação de anomalias: métodos da decomposição espectral e de ajuste polinomial. Reduções ao polo e ao equador. Introdução aos problemas gravimétricos e magnéticos inversos.

 

GGF2016 - Propriedades Físicas de Materiais Geológicos (4 cr) - Princípios de fluxo de água subterrânea. Porosidade, permeabilidade, tortuosidade e fator de formação das rochas. Mecanismo de condução de eletricidade nos minerais e nas rochas. Resistividade dos tipos principais de rochas e sua variação com a idade, alteração e profundidade. Condução de correntes elétricas alternadas nas rochas. O fenômeno do magnetismo. Minerais magnéticos, propriedades físicas, influência do tamanho e forma do grão. Susceptibilidade e anisotropia de susceptibilidade de minerais e rochas. Técnicas experimentais.

 

GGF2019 – Geofísica Aplicada a Hidrogeologia (4 cr) - Os métodos de prospecção geofísica e sua aplicabilidade na pesquisa hidrogeológica: gravimétrico, magnético, eletromagnético, geotérmico e sísmico. Utilização dos métodos elétricos à corrente contínua (sondagens elétricas e perfis de resistividade) e sísmica de refração na prospecção de água subterrânea. Determinação da porosidade e permeabilidade de formações aquíferas. Reconhecimento geofísico de bacias sedimentares. Depósitos em aluviões e regiões cársticas. Geofísica na pesquisa hidrogeológica em regiões cristalinas e áreas costeiras. Aplicação da geofísica no estudo da poluição das águas subterrâneas. Perfilagem elétrica e térmica dos poços.

 

GGF2020 – Tópicos em Geofísica I (1 cr) - Mini-cursos e seminários versando sobre um ou diversos tópicos em Geofísica relacionados às linhas de pesquisa do Programa.

 

GGF2021 – Tópicos em Geofísica II (2 cr) - 1) Alojamento de granitos: métodos geofísicos de estudo; métodos estruturais; utilização conjunta de métodos geofísicos e estruturais; relações entre alojamento e deformação; características de maciços. 2) Transições reológicas - mudanças de fase: fusão parcial; cristalização. 3) Regimes térmicos: problemas crustais; zonas anormais; problemas de bacias.

 

GGF2023 – Tópicos em Geodinâmica III (1 cr) - Mini-cursos e seminários versando sobre um ou diversos tópicos em Geodinâmica relacionados às linhas de pesquisa do Programa.

 

GGF2024 – Tópicos em Geodinâmica IV (2 cr) - Mini-cursos e seminários versando sobre um ou diversos tópicos em Geodinâmica relacionados às linhas de pesquisa do Programa.

 

GGF2026 – Tópicos em Geodinâmica II (1 cr) – Mini-cursos e seminários versando sobre um ou diversos tópicos em Geodinâmica relacionados às áreas de pesquisa do Programa.

 

GGF2027 – Tópicos em Geofísica III (1 cr) - Mini-cursos e seminários versando sobre um ou diversos tópicos em Geofísica relacionados às linhas de pesquisa do Programa.

 

GGF2028 – Tópicos em Geofísica IV (2 cr) - Mini-cursos e seminários versando sobre um ou diversos tópicos em Geofísica relacionados às linhas de pesquisa do Programa.

 

GGF2033 – Análise da Deformação Dúctil (4 cr) - Descrição e classificação das estruturas frágeis. Tensões e fraturamento. Comportamento frágil e a transição dúctil-frágil. Círculo de Mohr, leis de Amonton e Griffiths. Influência da pressão de fluidos e de anisotropias no fraturamento e propagação de fraturas nas rochas. Medidas de tensões atuais e a distribuição de tensões na litosfera. Juntas: classificação, espaçamento, formação e relação com falhas e dobras. Falhas: geometria, classificação, expressão topográfica, em afloramento e subsuperfície; relação com dobras; rochas de falhas e processos de cataclase. Análise de lineamentos em produtos de sensores remotos. Técnicas estatísticas. Estudo cinemático de falhas, critérios de movimento, magnitude de deslocamento. Medidas de paleotensões utilizando a inversão de dados cinemáticos. Desenvolvimento de falhas em ambientes extensionais, contracionais e transcorrentes.

 

GGF2034 - Sistemas Deposicionais (4 cr) - Fácies, modelos e ambientes deposicionais. Conceituação e classificação de sistemas deposicionais. Sistemas deposicionais continentais. Sistemas de leques aluviais; sistemas fluviais entrelaçado, meandrante e anastomosado; sistemas desértico e de dunas costeiras. Sistemas deposicionais transicionais. Sistemas deltáico, praial, ilha barreira e lagunar. Sistemas deposicionais marinhos. Sistemas turbidítico, plataforma retrabalhada por tempestade e marinho profundo. Sistemas deposicionais evaporíticos. Sistemas deposicionais e a geologia do Quaternário. Aplicação dos conceitos de sistemas deposicionais e análise de fácies no litoral e em bacias sedimentares no interior do Nordeste (Apodi, Araripe, Padre Marcos, Parnaíba, etc.).

 

GGF2035 - Estratigrafia de Sequências (4 cr) - Evolução dos conceitos estratigráficos. Ciclicidade do registro sedimentar. Mecanismos de geração e tipos básicos de ciclos sedimentares. Uso de ciclos na correlação estratigráfica. Seqüências deposicionais: hierarquia das unidades estratais, mecanismos de deposição, tratos de sistemas, tipos de seqüências. Alcance e limitações da estratigrafia de seqüências. Novos paradigmas na estratigrafia de seqüências (aplicação em áreas continentais). Estratigrafia de seqüências vs. estratigrafia genética e ciclos transgressivos-regressivos. Exemplos de aplicação da estratigrafia de seqüências em bacias do Nordeste do Brasil.

 

GGF2036 - Geologia do Cenozóico (4 cr) - A era Cenozóica. Anomalia de Irídio e o limite K-T. O período Terciário. O período Quaternário. Variações do nível do mar. Evidências de níveis de mar pretéritos. Reconstrução de ambientes quaternários. Técnicas geológicas, sedimentológicas, estratigráficas e geofísicas. O Cenozóico no Brasil. O Terciário no Nordeste do Brasil. O Quaternário no Nordeste do Brasil.

 

GGF2037 - Geologia Marinha (4 cr) - Introdução. Instrumentação. Métodos geológicos e geofísicos de investigação marinha. Estrutura da Terra e o desenvolvimento dos oceanos. Morfometria e a tectônica de placas. Idade da crosta oceânica. Margens continentais passivas e ativas. Variações do nível do mar. Processos de transporte, dispersão e acumulação de sedimentos nos oceanos. Fontes e composição dos sedimentos marinhos. Ambientes deposicionais transicionais. Ambientes deposicionais marinhos. Circulação oceânica. História dos oceanos. Recursos provenientes do fundo oceânico. Origem e evolução da margem continental brasileira.

 

GGF2038 – Neotectônica (4 cr) - A neotectônica em relação à geologia estrutural, à geomorfologia, à geofísica e à geodésia. Neotectônica e tectônica ativa. Ambientes tectônicas intra e interplacas. Regimes extensionais, contracionais e transcorrentes. Caracterização de falhas. Falhas ativas vs. inativas, sísmicas vs. assísmicas, reativadas vs. neoformadas. Efeitos das falhas no relevo, na liquefação de solos e sedimentos, e na geração de acidentes geológicos. Distinção de efeitos gerados pela sedimentação, gravidade e outros agentes atectônicos. Isostasia e equilíbrio topográfico. Morfotectônica, índices geomorfológicos, desenvolvimento de solos e evolução da drenagem. Métodos geodésicos na determinação de movimentos recentes. GPS, SLR, VLBI, SAR etc. Métodos de datação do Cenozóico. Métodos numéricos/radiométricos, métodos de datação relativa, métodos de correlação. Aplicações da neotectônica na avaliação do risco sísmico. Métodos determinísticos e probabilísticos. Aplicações nas áreas de petróleo, água subterrânea e depósitos minerais.

 

GGF2039 - Sensoriamento Remoto Geológico (4 r) - Introdução. Definições e evolução do sensoriamento remoto. Sistemas de sensores remotos, níveis de aquisição de informações, programas e fontes de informações em sensoriamento remoto. Princípios físicos. Natureza da energia eletromagnética, o espectro eletromagnético (EEM), princípios e fontes da radiação eletromagnética, efeitos atmosféricos, mecanismos de interação entre energia e matéria. Comportamento espectral dos alvos. Terminologia básica, bibliotecas espectrais, características gerais das respostas e assinaturas espectrais. Fatores que interferem no comportamento espectral dos alvos. Processos atômicos e moleculares nos sólidos e as feições de interferência espectral. Métodos de medidas espectrais. Extração de informações e qualidade de imagem. Análise da qualidade de imagem, métodos de extração de informações, resoluções espacial / espectral / temporal, correções geométricas e manipulação de escalas, fotogrametria, mosaicos, estereoscopia, combinação de produtos multiespectrais, elementos de interpretação visual. Sensoriamento remoto aplicado ao estudo das Geociências.

 

GGF2040 - Processamento Digital de Imagens (4 cr)- Introdução. Conceitos básicos de imagem digital, características das imagens digitais de SR, representação histogrâmica de imagem digital, operações básicas de correção e remoção de ruídos. Pré-processamento. Correções radiométrica, geométrica e atmosférica, georeferenciamento e geocodificação. Técnicas de realce de imagens. Realce no domínio espectral (manipulação de contraste), realce por ampliação linear e não-linear, realce no domínio espacial, filtragem por convolução, filtragem espacial, detecção de bordas. Transformações. Transformações aritméticas, transformações multiespectrais, APC, decorrelação, razões de bandas, índices, métodos de realce de contrastes, Tasseled Cap, transformações Fourier. Teoria de cores. Neurobiologia da imagem, sistemas de cores e técnicas de manipulação de cor. Noções de classificação. Métodos de classificação de imagens multiespectrais, sistemas de processamento de imagens, critérios de seleção de bandas e atributos, técnicas de seleção e combinação de bandas. Aplicações do Processamento Digital de Imagens ao Sensoriamento Remoto. Trabalhos práticos de aplicação do PDI às diversas áreas de interesse das Teses/Dissertações.

 

GGF2045 - Métodos Matemáticos Aplicados (6 cr) - Álgebra Linear: sistemas de equações lineares, espaços vetoriais com produto interno e método de quadrados mínimos, autovalores e autovetores. Equações diferenciais: generalidades, equações diferenciais lineares, soluções numéricas. Funções de variáveis complexas. Série e transformada de Fourier. Equações a derivadas parciais: generalidades, equação de Poisson, equação de fluxo de calor, equação de onda, soluções numéricas.

 

GGF2046 - O Sistema Terra (6 cr) - Origem do Universo, do Sistema Solar e do Planeta Terra. Estrutura interna da Terra. Princípios geológicos. O tempo geológico. O ciclo das rochas. Rochas ígneas, sedimentares e metamórficas. Minerais formadores de rochas. Magmatismo e rochas ígneas. Geração e tipos de magma. Propriedades físicas e químicas dos magmas. Rochas ígneas plutônicas e vulcânicas. Formas dos corpos e sua ocorrência em províncias ígneas. Metamorfismo e rochas metamórficas. Tipos de metamorfismos e condições PT. Rochas metamórficas e terrenos metamórficos. Migmatitos. Processos de denudação. Processos intempéricos. Solos. Erosão. Sedimentos e rochas sedimentares. Classificações. Processos sedimentares. Estruturas sedimentares. Sistemas deposicionais. Estratigrafia. Novos conceitos estratigráficos. Obtenção e representação de dados estratigráficos. A deformação das rochas. Deformação dúctil e deformação frágil: condições PT e nível crustal. Principais tipos de estruturas. Mensura e representação de estruturas. Mapas geológicos. Processos globais e Tectônica de Placas. Noções de tectônica e da geologia continental. Deriva dos continentes e expansão do assoalho oceânico. Princípios básicos e os ambientes da Tectônica de Placas sob a óptica do Ciclo de Wilson. Ocorrência de recursos minerais, energéticos e de água subterrânea. Aplicações à construção de obras de engenharia e controle ambiental.

Obs.: Disciplina planejada para alunos não formados em Geologia. As aulas serão intercaladas com práticas de campo, incluindo leitura e interpretação de mapas geológicos e identificação de rochas e minerais comuns.

 

GGF2047 - Tectônica de Bacias Sedimentares (4 cr) - Revisão sobre os conceitos sobre deformação frágil. Estilos estruturais e a arquitetura de bacioas distencionais e transtrasionais. Geometria de falhas. Falhas listicas; modelagem numérica. Aspectos reológicos associados à geometria de falhas. Variações 3D na geometria de riftes. Indicadores cinemáticos de falhas em seqüências não aflorantes. Imageamento sísmico de falhas. Sismoestratigrafia e tectônica: aplicações. Mecânica de falhas normais. Leis de escala para populações de fraturas e falhas.

 

GGF2048 - Escoamento Multi-Fásico em Reservatórios (4 cr) - Características físicas dos fluidos; fases, capilaridade, histerese, saturação. Características petrofísicas; escalas e métodos de investigação, modelos matemáticos de porosidade e permeabilidade intersticial e fissural. Modelagem matemática; equações de equilíbrio; equação de continuidade por fase (água, óleo, gás); condições de contorno; lei de Darcy para escoamento multi-fase; acoplamento das equações de fase: pressão, pressão-saturação, saturação; equação de transporte; transporte em escoamento multi-fásico. Técnicas para exploração de óleo: Avaliação de reservatórios; aumento de produção através de injeção de fases não-miscíveis (água, gás); métodos avançados (injeção de calor, de vapor, combustão in situ, injeção de gás miscível, de polímeros, de alcalinos).

 

GGF2050 - Sísmica de Reflexão (6 cr) - Princípios de propagação de ondas sísmicas. Teoria do raio: propagação de ondas em meios rochosos. Noções de aquisição e processamento digital de dados sísmicos. Escala e exagero sísmico. Migração de dados, 2D e 3D. Velocidades sísmicas.Técnicas de mapeamento, correlação estratigráfica e sismoestratigrafia. Detecção direta de hidrocarbonetos. Interpretação aplicada a geologia de reservatórios; Dados de alta resolução. Visualização 3D de dados sísmicos e integração de dados.

 

GGF2051 - A Indústria do Petróleo e Gás (4 cr) - História do petróleo. Geologia do petróleo e sistemas petrolíferos. Conceitos e modelos de reservatórios. Técnicas de exploração, avaliação de jazidas e produção. Análise de risco exploratório. A exploração de petróleo e gás no Brasil. Gerenciamento de riscos ambientais. Craqueamento de petróleo e processos de refino para obtenção de derivados. Análise e controle de qualidadade dos produtos. O parque industrial do petróleo e gás no Brasil. Regulamentação do setor petróleo & gás no Brasil. Contratos, financiamentos e empreendimentos para exploração, produção e refino. Reservas e mercados de óleo e gás, no Brasil e no mundo. Análise econômica. Perspectivas tecnológicas.

 

GGF2052 – Sistemas Petrolíferos (4 cr) – Conceitos básicos utilizados na Geologia do Petróleo. Plays e prospectos petrolíferos. O sistema petrolífero: definição e características. Classificação dos sistemas petrolíferos. Geração e migração do petróleo. O reservatório. Trapas e selantes. Recursos petrolíferos não convencionais. Bacias sedimentares e sistemas petrolíferos. Sistemas petrolíferos brasileiros.

 

GGF2053 - Sistema de Informações Geográficas (4 cr) - Conceitos básicos sobre SIG, estrutura de um SIG, estrutura de representação de dados espaciais, ferramentas e operações analíticas em SIG, cartografia para geoprocessamento, fontes dos dados espaciais e representação digital, captura e conversão de dados em um SIG, aplicações.

 

GGF2056 - Análise da Deformação Dúctil (4 cr) - Parâmetros físicos da deformação e reologia dos materiais rochosos. Elipsóides de tensão e de deformação. Deformação homogênea vs. heterogênea, coaxial vs. não coaxial. Análise geométrica da deformação. Relação da deformação com a profundidade, tempo e fluxo térmico. Análise cinemática da deformação. Critérios em meso e micro escala. Sistemas transpressivos e transtrativos. Fabrics estruturais em terrenos gnáissicos e de baixo grau. Deformação progressiva. Zonas de cisalhamento de baixo e de alto graus. Mecanismos de deformação, microestruturas, relações com fluidos e condições PT. Rochas magmáticas como marcadores de deformação. Microtexturas de fluxo viscoso e plástico. Estruturas em migmatitos. Quantificação da deformação. Marcadores elípticos, lineares e angulares. Métodos de quantificação. Tratamentos gráficos, algébricos e computacionais da deformação.

 

GGF3002 - Tópicos Avançados em Tectônica e Geologia Estrutural (4 cr) - Exemplos de temas para cursos incluiriam: Caracterização microscópica de rochas de falhas / Tectônica de bacias sedimentares do Nordeste / Métodos de caracterização de reservatórios fraturados / Magmatismo intraplaca e evolução térmica de bacias / O arcabouço precambriano do Nordeste e a reativação de estruturas durante o Meso-cenozóico.

 

GGF3003 – Tópicos Avançados e Geoquímica e Petrologia (4 Cr) – Abordagem avançada e interativa de tópicos atuais na área de Geoquímica e Petrologia, na forma de/ou incluindo mini-cursos e palestras, relacionados às linhas de pesquisa do Programa.

 

GGF3004 – Tópicos Avançados em Geoquímica e Geocronologia (4 cr) - Abordagem avançada e interativa de tópicos atuais, na forma de/ou incluindo mini-cursos e palestras, relacionados às linhas de pesquisa do Programa.

 

GGF3005 - Tópicos Avançados em Geologia Sedimenta (4 cr) - Exemplos de temas para cursos incluiriam: Fácies e sistemas deposicionais na Bacia Potiguar / Turbiditos / Sistemas siliciclásticos de águas profundas / Plataformas carbonáticas.

 

GGF3006 - Tópicos Avançados em Métodos Geofísicos (4 cr) - Exemplos de temas para cursos incluiriam: Aquisição e processamento de dados sísmicos / Perfilagem de poços / Sismoestratigrafia / GPR / Modelamento de dados e simulação numérica.

 

GGF3007 – Tópicos Avançados em Sismologia (4 cr) – Mini-cursos e seminários versando sobre um ou diversos tópicos em Sismologia relacionados às linhas de pesquisa do Programa.

 

GGF3008 - Tópicos Avançados em Matemática Aplicada (2 cr) - Exemplos de temas para cursos incluiriam: Geoestatística e krigagem na caracterização de reservatórios / Método de elementos finitos aplicado a fluxo no subsolo.

 

GGF3009 - Tópicos Avançados em Geologia do Petróleo (4 cr) - Exemplos de temas para cursos incluiriam: Geopolítica do Petróleo / Geologia do petróleo em sistemas siliciclásticos de águas profundas / Geologia do petróleo em plataformas carbonáticas / Novas tendências de exploração e exportação / Métodos geoquímicos na pesquisa de petróleo.

 

GGF3010 – Métodos em Geoquímica e Petrologia (4 cr) - Metodologias de identificação ótica dos principais minerais formadores de rochas ígneas e metamórficas. Classificação de rochas ígneas e metamórficas. Química mineral e sua importância na compreensão da evolução das rochas ígneas e metamórficas. Nucleação e crescimento de cristais. Ordem de cristalização. Relações entre deformação e metamorfismo. Parâmetros físicos e químicos envolvidos na gênese de magmas. Diagramas de fases. O papel dos fluidos no meatmorfismo e na geração de magmas. Caminhos PTt em rochas metamórficas. Coeficiente de distribuição mineral – líquido e mineral – mineral. Geotermometria e geobarometria. Magmatismo, metamorfismo e ambientes tectônicos. Modelamento geoquímico. Comportamento de elementos maiores e traços nos processos magmáticos e metamórficos. Essa ementa é flexível, ajustável às necessidades da turma, podendo ter ênfase maior em alguns tópicos.

 

GGF3011 – Métodos Geofísicos Elétricos (4 cr) - Equações de Maxwell. Condições de contorno. Relações constitutivas. Campos estáticos, campos estacionários, difusão e propagação de campos. Visão geral e classificação dos métodos eletromagnéticos. Propriedades eletromagnéticas das rochas. A influência da porosidade e da salinidade. Lei de Archie. Fontes galvânicas: sondagens elétricas e de polarização induzida em estruturas 1-D e 2-D; cálculo das curvas de resistividade aparente pelo método dos filtros lineares; equivalências elétricas clássicas e suas conseqüências para a solução do problema inverso. Fontes naturais: a aproximação de Tikhonov-Cagniard; sondagens magnetotelúricas; redução e interpretação de dados. Fontes artificiais: campos produzidos por dipolos elétricos e magnéticos no modelo 1-D; sondagens eletromagnéticas, o método VLF. Aspectos práticos de levantamentos eletromagnéticos. Essa ementa é flexível, ajustável às necessidades da turma, podendo ter ênfase maior em alguns tópicos.

 

GGF3012 – Radar de Penetração no Solo – GPR (4 cr) – Instrumentos e levantamentos de campo. Potencialidades e limitações do GPR. Equações de Maxwell. Correntes galvânicas e de deslocamentos. Regimes de propagação. Modelo do dielétrico de baixa perda. Propagação de ondas eletromagnéticas. Janela de GPR. Especificação de parâmetros de levantamentos. Ruídos. Introdução ao processamento de dados. Estudos de casos.

 

GGF3013 - Tectônica de Terrenos Cristalinos (4 cr) - Ocorrência e constituição da crosta precambriana. Crátons e faixas orogênicas. Modelo geodinâmico de acresção de terrenos e colisão de placas aplicado ao Proterozóico. Greenstone belts e terrenos de alto grau arqueanos. Origem da crosta primordial. Reconstituição da anatomia e cinemática de faixas orogênicas. Técnicas de mapeamento, reconhecimento de protólitos e da estratigrafia. Análise estrutural e cinemática regional. Estilos estruturais / cinemáticos comparativos entre níveis crustais rasos e profundos. Métodos geocronológicos na caracterização de faixas e ciclos orogênicos. Os depósitos minerais e a tectônica de placas. Mineralizações intraplaca. Zonas de cisalhamento / percolação de fluidos; a relação dúctil-frágil. Relações entre estilos estruturais / cinemáticos e a geometria dos corpos de minério.

 

GGF3014 Problemas Geofísicos Inversos (4 cr) - Problemas inversos: definição e relação com problemas inversos mal-postos. Abordagens de solução: introdução de vínculos e redução de demanda. Métodos dos mínimos quadrados e de decomposição em valores singulares. Inversão linear com vínculos: inverso generalizado, ridge regression, compacidade e suavidade. Problemas inversos não lineares: métodos de solução, introdução de vínculos, eficiência computacional, erros a serem evitados. Exemplos da abordagem da redução da demanda de informação. Análise da ambiguidade. Critérios estatísticos robustos de ajuste de parâmetros. Estudo de casos.

 

Seminários de Pesquisa (Exame de Qualificação)

 

GGF2031 - Seminário de Pesquisa I (4 cr) - Compreende pesquisa bibliográfica e uma abordagem ao estado da arte concernente às ferramentas a serem utilizadas na Dissertação de Mestrado, e o planejamento inicial da mesma. O seminário objetiva ainda a coleta de sugestões para o desenvolvimento do tema da dissertação.

 

GGF3001 - Seminário de Pesquisa II (6 cr) - Compreende pesquisa bibliográfica, uma abordagem ao estado da arte concernente às ferramentas a serem utilizadas na Tese de Doutorado, e o planejamento da mesma, incluindo resultados preliminares. O seminário objetiva ainda a coleta de sugestões para o desenvolvimento do tema da tese.

 

Atividade de Iniciação à Docência

 

GGF2054 – Estágio Docência I (1 cr) – Prática de iniciação à docência em disciplina de Graduação em área afim ao tema de pesquisa, destinado a alunos de Mestrado com bolsa CAPES.

 

GGF2055 – Estágio Docência II (2 cr) - Prática de iniciação à docência em disciplina de Graduação em área afim ao tema de pesquisa, destinado a alunos de Doutorado com bolsa CAPES.

 

Notícia cadastrada em: 27/10/2011 13:40
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao