Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCYANNO DOS REIS FERNANDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: LUCYANNO DOS REIS FERNANDES

DATA: 07/12/2009

HORA: 10:00

LOCAL: Auditório do Centro de Ciências Exatas - CCET

TÍTULO:

Folha Touros (SB.25-V-C-II): O Uso do Sensoriamento Remoto Para Avaliar a Evolução Temporal dos Depósitos Eólicos Não Vegetados.


PALAVRAS-CHAVES:

Depósitos eólicos litorâneos não vegetados, ambientes costeiros, Sensoriamento remoto, mapeamento digital e evolução temporal.


PÁGINAS: 100

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra

ÁREA: Geociências

RESUMO:

O ambiente costeiro se caracteriza pelas constantes mudanças no tempo e no espaço, isso implica diretamente na presença de grande diversidade de feições geológicas e abundância de paisagens naturais. No monitoramento ambiental das zonas costeiras, um componente sensível às pressões antrópicas são as dunas a partir do uso e ocupação do uso e ocupação do solo desregrado. Os métodos usados implicaram no uso do GPS, compilação e levantamentos cartográficos, além das técnicas associadas ao processamento digital de produtos de sensores remoto passivos. O objetivo principal deste trabalho é cartografar a zona costeira emersa referente à Folha Touros sob ponto de vista da evolução temporal dos depósitos eólicos não vegetados (campos de dunas móveis), por meio de técnicas de sensoriamento remoto, processamento de imagens digitais e dos sistemas de informações geográficas (SIG).


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1315614 - DAVID LOPES DE CASTRO
Interno - 350640 - FRANCISCO HILARIO REGO BEZERRA
Presidente - 350827 - RICARDO FARIAS DO AMARAL
Notícia cadastrada em: 02/09/2010 10:15
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao