Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIEL ALEXSANDER SILVA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: DANIEL ALEXSANDER SILVA DOS SANTOS

DATA: 24/06/2010

HORA: 14:30

LOCAL: LGGP

TÍTULO:

Análise da Influência da Estruturação do Aquífero Barreiras - Área do Rio Catu-RN.


PALAVRAS-CHAVES:

eletro-resistividade, sondagem elétrica vertical, aqüífero, tectônica.


PÁGINAS: 100

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra

ÁREA: Geociências

RESUMO:

 

Este trabalho apresenta os resultados parciais de uma pesquisa desenvolvida na Bacia  do  Rio  Catu  com  uma  área  de  aproximadamente  208,5Km²,  abrangendo  os Municípios de Canguaretama, Goianinha, Tibau do Sul e Vila Flor. O desígnio essencial é   analisar   as   influências   da   estruturação   regional   na   hidrologia   dos   terrenos sedimentares Cenozóicos, no contexto do Aquífero Barreiras,  usando o mapeamento estrutural e o método geofísico de eletro-resistividade com objetivo de caracterizar as zonas saturadas  em água.      A estratigrafia da área é constituída pelo embasamento cristalino Pré-Cambriano (Complexo Caicó), sobreposto por sedimentos cretácicos e capeados  por  unidades  estratigráficas  Cenozóicas,  está  ultima  aflorante  na  área  de estudo.        O  contexto  tectono-estrutural  é  instituído  por  uma  estruturação  regional caracterizada por pelo menos duas  direções principais: NE-SW e NW-SE, fortemente condicionadas  por  dois  eventos  tectônicos  transcorrentes,  onde  o  primeiro  possui compressão máxima N-S e o segundo compressão máxima E-W.

A assinatura dessa estruturação gera variações por vezes bruscas na espessura saturada do Aquífero Barreiras em virtude do deslocamento dos blocos atingidos através de falhamentos que abordam a hidrogeologia em subsuperfície. A Bacia do Rio Catu é alvo da interferência de tais estruturas que podem ser observadas nas inflexões severas das drenagens, bem como nos altos estruturais que condicionam vales na região.

O arranjo do método de eletro-resistividade utilizado foi o Schlumberger em virtude da  facilidade e rapidez do levantamento geofísico. Foram adquiridas quatorze Sondagens Elétricas Verticais (SEVs) locadas em pontos estratégicos da Bacia do Rio Catu  visando  estimativas  numéricas  dos  parâmetros  geo-elétricos  (resistividade  e espessura) que quando interpretadas denotem com maior realidade as camadas saturadas em água. A análise das SEVs permitiu em primeira aproximação a obtenção das regiões com maior saturação e a interferência da estruturação nas mesmas. Em virtude ainda, da ausência de poços que gerassem valores de resistividade in situ dos variados horizontes estratigráficos da área, adotou-se a estratégia de usar uma SEV de “calibração” gerada por Lucena (2005), onde foi feito um modelo geo-elétrico estratigráfico para área.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1451214 - ADERSON FARIAS DO NASCIMENTO
Interno - 1714488 - LEANDSON ROBERTO FERNANDES DE LUCENA
Presidente - 349684 - WALTER EUGENIO DE MEDEIROS
Notícia cadastrada em: 24/08/2010 12:13
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao