Banca de DEFESA: CARLA HEMILLAY DE OLIVEIRA SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CARLA HEMILLAY DE OLIVEIRA SANTOS
DATA : 16/12/2022
LOCAL: videoconferência https://www.youtube.com/c/PPGGUFRNTransmiss%C3%A3odeBancas

MODELAGEM ANALÓGICA PARA TECTÔNICA SALINA: FLUXO DE SAL, EFEITOS DO RELEVO SUB-SAL E PADRÕES DE DEFORMAÇÃO DO SUPRA-SA

Tectônica Salina; Modelagem Analógica; Bacias sedimentares.

Tectônica salina concerne a geometrias e processos associados à presença de significativas camadas de sal dentro de uma sequência estratigráfica. O sal se comporta como um fluido viscoso em escala de tempo geológico e, portanto, pode fluir devido a diferenças laterais de espessura e densidade das camadas supra-sal. Isso influência a evolução estrutural e estratigráfica de uma bacia sedimentar, e as estruturas relacionadas são notavelmente importantes para a exploração de recursos minerais, óleo e gás, bem como para o armazenamento de energia como gás em cavernas salinas (por exemplo, hidrogênio e ar comprimido), estocagem de CO2, e energia geotérmica. Portanto, a compreensão dos processos envolvidos na tectônica salina tem importantes implicações científicas, econômicas e sociais. Neste sentido, avanços recentes em modelagem analógica vêm contribuindo com a indústria de exploração e produção de hidrocarbonetos associados à tectônica salina como uma das ferramentas mais poderosas e visuais para entender a evolução estrutural 3D e 4D de bacias. Modelos analógicos devidamente dimensionados combinados com cortes de seções permitem a identificação e a compreensão de processos estruturais dentro das bacias salinas, como também fornecem possíveis geometrias de estruturas ainda pouco compreendidas em dados sísmicos. Esta tese investiga os impactos do fluxo salino lateral e vertical na arquitetura tectonoestratigráfica supra-sal, desenvolvidas no âmbito de bacias distensionais, bem como a origem e evolução das estruturas salinas e a deformação supra-sal em resposta ao relevo sub-sal durante o deslizamento gravitacional em bacias salinas, formadas em configurações de margens passivas. Para conseguir isso, a tese utiliza uma riqueza de modelos analógicos em diferentes configurações de margens passivas e riftes continentais. Essa abordagem detalhada e incremental permite maior confiança na interpretação de geometrias e cinemáticas complexas relacionadas ao sal, melhorando sua compreensão. Embora não enderecemos nossos modelos a bacias salinas especificas, os processos estruturais e as geometrias relacionadas ao sal modeladas são comparáveis e relevantes a muitas outras bacias salinas ao redor do mundo.

Interno - 2490483 - ALEX FRANCISCO ANTUNES
Externa à Instituição - CAROLINE JANETTE SOUZA GOMES - UFOP
Presidente - 1217847 - FERNANDO CESAR ALVES DA SILVA
Externo à Instituição - JULIO CESAR HORTA ALMEIDA - UERJ