Banca de DEFESA: VERONICA JORGE SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VERONICA JORGE SILVA
DATA : 23/11/2021
HORA: 14:30
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

Utilização da resistência elétrica transversal na identificação de áreas mais promissoras e estimativas de transmissividades hidráulicas no Aquífero Barreiras em área do baixo curso do Rio Maxaranguape-RN.


PALAVRAS-CHAVES:

resistência elétrica transversal; transmissividade hidráulica; potencialidades hidrogeológicas; Aquífero Barreiras-RN


PÁGINAS: 107
RESUMO:

As cidades do litoral leste do estado do Rio Grande do Norte são amplamente abastecidas pelo Aquífero Barreiras, sendo este com caráter hidráulico predominante não confinado. Entretanto, a falta de dados confiáveis acerca de poços prejudica a identificação de áreas mais promissoras para captações futuras, especialmente fora dos perímetros urbanos. Nesse contexto, a presente pesquisa foi realizada em uma área no curso inferior do Rio Maxaranguape-RN, objetivando-se a identificação de subáreas mais promissoras para locação de poços e estimativas de transmissividades hidráulicas do Aquífero Barreiras a partir de dados geoelétricos. Dessa forma, a metodologia adotada foi fundamentada na utilização do parâmetro resistência elétrica transversal (RT), através de modelos inversos de sondagens elétricas verticais-SEVs, considerando calibração geoelétrica prévia realizada adjacente a um poço local de pesquisa com perfil litológico definido. As estimativas de transmissividades hidráulicas igualmente decorreram de calibração entre o valor da resistência elétrica transversal e parâmetros hidráulicos provenientes de teste de aquífero na referida captação. Adicionalmente, análises de grau de dependência (regressão linear – R²) entre valores de resistência elétrica transversal (RT) com os parâmetros resistividade e espessura média da zona saturada foram realizadas, com vistas a identificar possível predominância local de um ou outro desses parâmetros na definição das áreas com maiores potencialidades hidrogeológicas. Os resultados obtidos apresentam uma faixa no centro da área com uma orientação NW – SE e valores de resistências elétricas transversais superiores a 25.000 Ohm.m², associadas com setores de maiores espessuras e/ou resistividades médias da zona saturada e revelando essa subárea como mais promissora em termos de potencialidade hidrogeológica. A espessura média da zona saturada apresentou na porção central e noroeste da área valores superiores a 56m, enquanto que a resistividade média da zona saturada apresentou valores superiores a 990Ωm no extremo sudoeste e na região central da área. Nesse aspecto, análises a partir de regressão linear demonstram que a resistividade elétrica média exerce maior influência no parâmetro resistência elétrica transversal na área de estudo, exibindo um fator de correlação R² de 0,88, em detrimento de um R² de 0,39 da relação entre espessura saturada e resistência transversal. O mapa de estimativas de transmissividade hidráulica revelou maiores valores na porção central da área, realçando as maiores resistências transversais associadas com as maiores transmissividades hidráulicas, corroborando essa faixa como mais promissora para captações futuras.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1714488 - LEANDSON ROBERTO FERNANDES DE LUCENA
Externa à Instituição - Paula Stein - UFCG
Externo à Instituição - VALTER ANTONIO BECEGATO - UDESC
Notícia cadastrada em: 13/11/2021 11:49
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao