Banca de DEFESA: KHALIL BOW-LTAIF GARCIA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KHALIL BOW-LTAIF GARCIA
DATA : 05/10/2021
HORA: 14:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

Morfologia e sedimentação da plataforma do Atol das Rocas


PALAVRAS-CHAVES:

Nível do mar; terraços marinhos; recifes; sedimentação carbonática; batimetria; sonografia; classificação por máxima semelhança.


PÁGINAS: 70
RESUMO:

O Atol das Rocas, localizado na Zona de Fratura de Fernando de Noronha a 266 km de Natal no oceano Atlântico Sul, é um recife Holocênico desenvolvido sob topo de um monte vulcânico. Variações do nível do mar no Quaternário registraram feições morfológicas na plataforma do Atol das Rocas. Este trabalho tem como objetivo investigar a plataforma baseado em dados batimétricos monofeixe, sonográfico, amostras de sedimento e imagens de satélite multi-temporal. A plataforma do Atol das Rocas possui uma orientação preferencial E-W, de forma geral plana com profundida em torno de 25 m. A quebra da plataforma ocorre na sua maioria entre 45 e 50 m de profundidade, alcançando na região mais a noroeste 80 m. A plataforma é compartimentada em plataforma interna e externa delimitada por terraços. O primeiro terraço (T1) ocorre a 70 de profundidade, o segundo a 40 m e o terceiro a 30 m. Próximo ao atol, os recifes ocorrem agregados e a medida que as profundidades aumentam eles ocorrem isolados. Dunas paralelas de direção ENE-WSE e dunas transversais de direção WNW-ESE são observadas. Sua migração e morfologia estão diretamente ligadas a corrente Sul Equatorial que modela a plataforma. As feições geomorfológicas encontradas se assemelham em profundidade e em forma com as encontradas na costa nordeste do Brasil, reflexo das variações de nível do mar durante o Quaternário. Os processos atuais de erosão de recifes, em resposta a fenômenos climáticos em décadas, intensificam a sedimentação da plataforma enquanto a Corrente Sul-Equatorial modela e afeta sazonalmente o transporte de sedimentos e as dimensões dos corpos arenosos.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - MARY LUCIA DA SILVA NOGUEIRA - UFOP
Presidente - 2042405 - MOAB PRAXEDES GOMES
Externo à Instituição - PAULO VICTOR DO NASCIMENTO ARAÚJO - IFRN
Notícia cadastrada em: 17/09/2021 16:36
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao