Banca de DEFESA: JOSÉ RICHARLES ALMEIDA GOMES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSÉ RICHARLES ALMEIDA GOMES
DATA : 18/12/2020
HORA: 10:30
LOCAL: https://www.youtube.com/channel/UCTGgqsUdEvXATvUqtAwyxPg
TÍTULO:

Monitoramento de mudanças de velocidade no Arquipélago São Pedro São Paulo com interferometria de ruído sísmico



PALAVRAS-CHAVES:

Interferometria de ruído sísmico; Autocorrelação; Arquipélago São Pedro São Paulo; Monitoramento; Dorsal Meso-Atlântica


PÁGINAS: 66
RESUMO:

O Sistema Transformante São Paulo (STSP) está localizado na Dorsal Meso-Atlântica (MAR), Atlântico Equatorial e é formado por um complexo sistema de falhas, no qual suas interações provocam a ocorrência de eventos sísmicos pequenos a moderados. A ausência de estações sismográficas permanentes na região dificulta a caracterização da sismicidade nesta região. Como resultado, os efeitos da sismicidade, falhamento e interação de fluidos na massa rochosa permanece pobremente amostrada. Nesta dissertação, nós quantificamos as perturbações de velocidade devido a terremotos com magnitudes pequenas a moderadas no Arquipélago São Pedro São Paulo (ASPSP) usando uma estação sismográfica instalada no local. Foram calculadas funções de autocorrelação de ruído a partir dos registros dessa estação. Os autocorrelogramas foram obtidos por duas abordagens diferentes: autocorrelação clássica normalizada geometricamente (ACGN) e autocorrelação por fase (PAC). Ambas abordagens forneceram resultados similares e fomos capazes de estimar variações de velocidades devido a sismos com 3.0 ≲ ML ≲ 4.7. As mudanças no meio foram investigadas através da análise conjunta de curvas de decorrelação e de variações de velocidade, esta última sendo obtida pelo método de Moving Window Cross Spectral (MWCS). Nossas análises mostram que as variações de velocidade são possivelmente associadas à acoplamento hidromecânico, no qual os aumentos de velocidade observados podem ser controlados por mudanças no esforço estático e interações rocha-fluido são responsáveis pelas quedas de velocidade observadas. Esses comportamentos são qualitativamente explicados pela natureza do complexo sistema de multi-falhas do STSP, onde interações rocha-fluido exercem um importante papel nas variações de velocidade observadas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1451214 - ADERSON FARIAS DO NASCIMENTO
Interno - 1863578 - JORDI JULIA CASAS
Externo à Instituição - MARCELO PERES ROCHA - UnB
Notícia cadastrada em: 01/12/2020 12:20
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