Banca de DEFESA: MARIA CLARA DE MENESES LOURENCO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA CLARA DE MENESES LOURENCO
DATA : 16/12/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Videoconferencia - https://cutt.ly/6fcqwHK
TÍTULO:

EVOLUÇÃO TECTONO-ESTRATIGRÁFICA DA BACIA DO RIO DO PEIXE, NE DO BRASIL:
PORÇÃO NW DO SEMI-GRÁBEN DE SOUSA


PALAVRAS-CHAVES:

Bacia do Rio do Peixe; tectono-estratigrafia; estrutura do rifte eocretáceo; pré-rifte devoniano; estratigrafia de sequências rifte; interpretação sísmica 3D.


PÁGINAS: 75
RESUMO:

Durante a abertura do Atlântico Sul, no Eocretáceo, bacias tipo grábens e semigrábens foram desenvolvidas no Nordeste brasileiro, marcando o estágio de rifteamento continental que, posteriormente, evoluiu para as margens passivas no Atlântico Leste. A Bacia do Rio do Peixe (BRP) está inserida neste conjunto de bacias, cujo preenchimento sedimentar tem sido relacionado ao estágio rifte. Todavia, recentemente foram identificados estratos eodevonianos sotopostos à Sequência Rifte, tornando a BRP um exemplo diferenciado dentre as demais bacias rifte na região. Utilizando dados de afloramentos, poços e sísmica 3D, este trabalho objetiva apresentar novas interpretações para este remanescente paleozoico, abordando os aspectos tectono-estratigráficos dos intervalos pré- e sin-rifte da bacia. A área de estudo contempla a porção aflorante e de subsuperfície da Sequência Pré-rifte na borda oeste do Semi-gráben de Sousa (SgS), bem como a ocorrência em subsuperfície na porção leste do Degrau de Santa Helena (DSH). O contato do embasamento com o pacote sedimentar, na rampa direcional e na margem flexural do SgS, se dá por falhas. Em superfície e subsuperfície, uma discordância de baixo ângulo ocorre na base da Sequência Cretácea. As estruturas do evento rifte são caracterizadas por distensão NW-SE. Com menor expressão é observado um segundo evento, relacionado à abertura da Margem Equatorial, em regime transtracional. A Sequência Devoniana desenvolveu-se a partir de um sistema deltaico, tendo sido dividida nos tratos de sistemas transgressivo e regressivo. É possível inferir uma relação entre esta sequência e o intervalo cronocorrelato na Bacia do Parnaíba, correspondente às formações Pimenteiras e Cabeças, localizadas mais a oeste da presente região. Na Sequência Rifte, atestou-se a relação de interdigitação entre as suas unidades, sendo a mesma subdividida em tratos de sistemas tectônicos, os quais estão relacionados à estruturação inicial dos compartimentos e aos momentos de alta e baixa atividade tectônica.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 346469 - EMANUEL FERRAZ JARDIM DE SA
Externo à Instituição - Pedro Xavier Neto - PETROBRAS
Interna - 1149363 - VALERIA CENTURION CORDOBA
Notícia cadastrada em: 27/11/2020 09:58
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao