Banca de DEFESA: VICTORIA MARIA DE ALMEIDA SANTOS CEDRAZ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VICTORIA MARIA DE ALMEIDA SANTOS CEDRAZ
DATA : 30/07/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do DGEF
TÍTULO:

Inversão simultânea de função do receptor e dispersão de ondas de superfície na bacia do Pantanal


PALAVRAS-CHAVES:

Bacia do Pantanal; Bulge foreland andino; Lineamento Transbrasiliano; Função do receptor; Dispersão de ondas de superfície; Inversão simultânea.


PÁGINAS: 125
RESUMO:

Neste trabalho foi investigada a origem e evolução da Bacia do Pantanal através de perfis velocidade obtidos a partir da inversão simultânea de funções do receptor e curvas de dispersão de ondas Rayleigh em 33 estações de banda larga. A Bacia do Pantanal é uma depressão rasa e ampla localizada no centro-sul do Brasil que se desenvolveu dentro da planície andina em resposta a cargas e flexura da placa Sul-Americana. Nossos resultados revelam a existência de até quatro tipos de crosta que se correlacionam com a geologia de superfície: (i) crosta de 35 km com VS < 4.0 km/s, sob a bacia e ao longo da projeção SW do Lineamento Transbrasiliano (TBL); (ii) crosta de 45 km com VS > 4.0 km/s abaixo de 40 km de profundidade, ao redor da bacia a leste e oeste; (iii) crosta de 50 a 55 km com VS > 4.0 km/s abaixo de 40 km de profundidade, ao redor da bacia ao norte, sul e ao longo do TBL; e (iv) crosta de 42.5-45.0 km com VS < 4.0 km/s pela bacia do Paraná. Os modelos geodinâmicos existentes propõem que a Bacia do Pantanal tenha sido formada ou no back-bulge do sistema flexural ou no topo do forebulge, devido a tensões distensionais que reativaram falhas pré-existentes na crosta superior. Argumentamos que a Bacia do Pantanal se formou em uma porção estruturalmente mais fraca da crosta terrestre, afetada pela delaminação e pela flexura da placa sul-americana. Nossos resultados não permitem a discriminação entre os modelos concorrentes, mas sugerem que o TBL foi crítico em marcar a localização, origem e evolução desta bacia.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1451214 - ADERSON FARIAS DO NASCIMENTO
Presidente - 1863578 - JORDI JULIA CASAS
Externo à Instituição - VICTOR SACEK - USP
Notícia cadastrada em: 09/07/2019 13:57
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao