Banca de QUALIFICAÇÃO: ARTHUR GERARD QUADROS DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ARTHUR GERARD QUADROS DE SOUZA
DATA : 26/06/2019
LOCAL: sala 1-PPGG

Avaliação dos fatores condicionantes dos aspectos hidrodinâmicos da plataforma continental Setentrional do Rio Grande do Norte

Evolução costeira; Plataforma Continental Interna Setentrional do RN; Dunas Longitudinais Submersas; Modelagem Numérica; DELFT3D.

A costa setentrional do Rio Grande do Norte é cenário de diversas atividades industriais como a petrolífera, salineira e de carcinicultura, além de possuir um enorme potencial turístico e de geração de energia eólica offshore. Nesta região, além da predominância de clima seco e temperaturas elevadas, existe a forte influência de marés que apresentam um regime semidiurno, com características mesotidais. O regime de ondas apresenta direção predominante de leste-sudeste, com valores médios de Altura Significativa (Hsm) e de Período de Pico (Tpm) de 0,75 m e 2,14 s, respectivamente. O presente trabalho faz uso de modelagem numérica para avaliar os aspectos quantitativos e qualitativos da hidrodinâmica da plataforma continental interna da costa setentrional do Rio Grande do Norte (RN), afim de correlacioná-los com as formas de fundo encontradas na região, especificamente o campo de dunas longitudinais submersas que se estende adjacentemente às cidades de Galinhos, Guamaré e Macau. Foram utilizados parâmetros meteoceanográficos oriundos do banco de dados do modelo WaveWatch III (WW3 - NCEP/NOAA) para forçar os módulos FLOW e WAVE do modelo DELFT3D, com o objetivo de propaga-los ao longo da plataforma continental interna até a costa. Através da Análise de Sensibilidade, pudemos escolher o Grid que melhor resolve essas formas de fundo e assim obter uma melhor representação dos parâmetros que ali atuam, de maneira a observar qual influência destes no campo de dunas longitudinais submersas, qual sua relação com a formação destas estruturas e quais regiões da costa apresentam maior vulnerabilidade aos agentes erosivos atuantes na região.

Presidente - 2218779 - HELENICE VITAL
Interno - 2042405 - MOAB PRAXEDES GOMES
Externo à Instituição - MARCUS ANDRÉ SILVA
Notícia cadastrada em: 25/06/2019 14:34