Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO AUGUSTO BEZERRA FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THIAGO AUGUSTO BEZERRA FERREIRA
DATA : 01/03/2019
HORA: 13:45
LOCAL: Sala 1 - PPGG
TÍTULO:

Dinâmica Costeira no Delta do Parnaíba - PI


PALAVRAS-CHAVES:

Sensoriamento remoto; Delta do Parnaíba; Erosão costeira; Digital Shoreline Analysis System; Evento El Niño Oscilação Sul (ENSO)


PÁGINAS: 27
RESUMO:

A zona costeira compreende ambientes dinâmicos e transitórios, nos quais ocorrem modificações em diversas séries temporais, de segundos a milênios, relacionados a vários fatores, tais como processos oceanográficos, ventos, fluviais, climáticos, geotectônicos, antrópicos. O monitoramento contínuo desse ambiente pode auxiliar na compreensão da distribuição espacial dos riscos de erosão, predizendo sua tendência de desenvolvimento, facilitando assim a tomada de decisões mitigadoras. Neste sentido, o principal objetivo desta dissertação é investigar o comportamento da linha de costa e suas forçantes climáticas e hidrográficas nas regiões próximas ao delta do Parnaíba, durante o período de 1984 a 2017, por intermédio da aquisição e do processamento digital de imagens de satélite. A área de estudo foi dividida em quatro setores denominados de Este para Oeste de: I e II no Piauí, III e IV no Maranhão, nos quais foram empregados procedimentos estatísticos do software Digital Shoreline Analysis System (DSAS), tais como o Weighted Linear Regression (WRL), End Point rate (EPR) e R-squared (WR²), que permitiram determinar as taxas de recuo e/ou avanço da linha de costa durante os últimos trinta e quatro (34) anos. A partir dos valores de WRL, foi possível categorizar os setores estudados em cinco (5) classes: erosão intensa, erosão moderada, área estável, acresção moderada e acresção intensa. Os resultados obtidos demonstraram que, durante o periodo de tempo entre 1984 a 2017, 21% dos transectos de praia exibiram erosão intensa, 30 % erosão moderada, 4% registraram uma relativa estabilidade, 29 % acresção moderada e 15% acresção intensa. Individualmente, o setor IV foi o que apresentou uma maior erosão costeira enquanto que o setor II teve uma maior acresção de sedimentos. Durante os anos de 1995 a 1999, que correspondem a períodos pré e final do El Niño, com a exceção da praia do Coqueiro, todas as demais sofreram erosão intensa. Um dos possíveis motivos seria a diminuição drástica da pluviometria e da vazão do delta do Parnaíba, juntamente com o aumento médio da velocidade dos ventos, principalmente durante os meses de junho a dezembro. O processo inverso ocorre durante os anos de 2007 a 2009, considerados como períodos La Niña.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2218779 - HELENICE VITAL
Externo à Instituição - WERNER FARKATT TABOSA - UNI-RN
Externo ao Programa - 219.901.818-05 - YOE ALAIN REYES PEREZ
Notícia cadastrada em: 18/02/2019 11:16
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao