Banca de DEFESA: LEONLENE DE SOUSA AGUIAR

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LEONLENE DE SOUSA AGUIAR
DATA : 30/08/2018
LOCAL: Auditório do Departamento de Geologia

Risco por inundação costeira na foz estuarina do rio Apodi-Mossoró/RN com aplicação de geotecnologias

Mudanças Climáticas; Inundação Costeira; Área de Preservação Permanente; Aeronave Remotamente Pilotada; Zonas Úmidas; Estuário Hipersalino

O fenômeno da inundação costeira em áreas estuarinas é estudado mundialmente para a compreensão dos riscos gerados nos relevos baixos e planos onde existem comunidades humanas, atividades econômicas e constante transformação de morfologias e ecossistemas. As mudanças climáticas não são uma novidade e a previsão de impactos decorrentes da elevação do nível do mar é uma realidade que preocupa os países, pois as tendências indicam maior frequência de inundações com maiores profundidades e proporcionais prejuízos. Esta pesquisa foi desenvolvida no estuário Apodi-Mossoró, na porção do Litoral Setentrional, estado do Rio Grande do Norte, Nordeste do Brasil, com o objetivo de analisar os riscos gerados pela inundação costeira relacionada as máximas altitudes das mesomarés em um estuário hipersalino tropical equatorial com intensa transformação por atividades e ocupações humanas. A investigação se apoiou em técnicas de geoprocessamento aplicadas em produtos de sensoriamento remoto com diferentes resoluções espaciais e temporais, nas observações de mudanças de uso e cobertura da terra, de áreas protegidas e zonas úmidas, além da geração de informações com precisão e acurácia centimétrica decorrente de rastreamentos com Global Navigation Satellite System e Remotely Piloted Aircraft para compreensão dos perigos da inundação e áreas sob exposição, onde foi necessário trabalhar com procedimentos da fotogrametria digital para geração de modelo digital da superfície. Os resultados apontam a atividade salineira como principal agente modificador do uso da terra, acarretando na perda de áreas de preservação permanente, restando remanescente de 787,57 ha, e mesmo assim, aproximadamente 1.907,09 ha de zonas úmidas foram perdidas em aproximadamente 50 anos. Este quadro contribui para a ocorrência de inundações costeiras que afetam 34,38 ha (16,29%) na principal cidade existente na foz do estuário, ou seja, a cidade de Areia Branca/RN, interferindo na dinâmica de mais de 13 mil pessoas quando da ocorrência de inundações por maré astronômica de sizígia de 3,8 metros combinada com fenômenos que elevam 10 cm do nível do mar. Com a tendência futura de elevação do nível do mar, a área de inundação pode atingir 64,78 ha (30,69%) decorrente de mudanças climáticas. As inundações chegam a atingir as áreas especiais de planejamento de Areia Branca definidas pelo seu Plano Diretor, e somando com o conjunto das outras áreas atingidas, estima-se danos econômicos próximos de R$ 597.438,68 reais.

Externo à Instituição - ALEXANDRE BERNADINO LOPES - UFPR
Externo ao Programa - 2966354 - DIOGENES FELIX DA SILVA COSTA