Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA MILENA NEMOCON ROMERO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA MILENA NEMOCON ROMERO
DATA : 20/04/2017
LOCAL: Auditório do DGEF

Novas restrições para propriedades crustais das zonas de soerguimento e rift no perfil ocidental da Província da Borborema, NE Brasil, a partir da análise das funções do receptor

afinamento crustal,  soerguimento, subsidencia, funções do receptor

O afinamento crustal abaixo das zonas de soerguimento e subsidencia merece atenção especial. Asestruturas de rifte e a margem de transformante na Província de Borborema (BP) foram formadas durante o Cretáceo como resultado da abertura do Oceano Atlântico. Apóseste evento, a evolução da província foi marcada por episódios de elevação que poderiam ter sido simultâneos com episódios de vulcanismo no Cenozóico. Umaexpressão proeminente de elevação no perfil ocidental é a Chapada do Araripe de ~ 1000 m limitada a norte pela zona de rifte Cariri-Potiguar e pela zona de cisalhamento de Patos, e ao sul pela zona de cisalhamento de Pernambuco. Foram propostos dois modelos de inversão para a bacia do Araripe, esforço compressivo horizontal e inversão epeirogenic. No entanto, a falta de dados sobre o afinamento crustal não permitiu uma melhor análise e confirmação. Esteartigo fornece novas restrições sobre os modelos relativos a estrutura edinâmica ao longo de um perfil de direção N-S na região ocidental da PB, uma area pouco estudada na literatura. Esteperfil atravessa estruturas relevantes como: parte da zona de cisalhamento Cariri-Potiguar (~ 200 km), o soerguimento da Bacia do Araripe (~67 km), a zona de cisalhamento de Pernambuco (~ 135 km) e o craton de São Francisco (~260 km). Atravésde uma análise criteriosa das funções do receptor, que é um método simples deextração de informações sobre a estrutura da crosta e do manto superior a partirde formas de onda teleseísmicas registradas de uma rede temporária de 13 estações sísmicas. Nossasmedidas revelam um afinamento significativo ~ 10 km em relação às partes fora da zona de rifte na BP, ratificando resultados de outros rifts continentais; também sugerem  que a maior quantidade de afinamento crustal, 34,5 km, está abaixoda zona de rift Cariri-Potiguar e não abaixo da bacia do Araripe, contradizendo estudos anteriores, modelos de elevação e discussões; Outro resultado interessante sugere duas descontinuidades intra-crustais de 3,6 e 4,0 km / s para profundidades de 5-10 e 15-20 km, respectivamente; velocidades de 4,3 e 4,5 km / s foram encontradas próximas do limite crosta-manto e do manto superior, respectivamente.

Interno - 1451214 - ADERSON FARIAS DO NASCIMENTO
Presidente - 1863578 - JORDI JULIA CASAS