Banca de QUALIFICAÇÃO: MAURILO GONÇALVES BRAGA JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MAURILO GONÇALVES BRAGA JUNIOR
DATA : 19/07/2016
HORA: 10:00
LOCAL: Sala 1 do PPGG
TÍTULO:

AVALIAÇÃO HIDRODINÂMICA E HIDROQUÍMICA DO SISTEMA AQUÍFERO BARREIRAS-JANDAÍRA- AÇU NA ÁREA DA FAZENDA BELÉM , SETOR OESTE DA BACIA POTIGUAR, CE.


PALAVRAS-CHAVES:

Avaliação Hidrogeológica; Aquífero; Hidrodinâmica; Hidroquímica.


PÁGINAS: 25
RESUMO:

A Petrobras e outras operadoras da indústria do petróleo vêm exercendo atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural na Bacia Potiguar há mais de 40 anos e interagindo com as águas subterrâneos. Assim, torna-se cada vez mais importante e necessário a implementação de um plano de monitoramento e gestão dos aquíferos baseado nos controles hidrogeológicos identificados. O objetivo deste estudo foi propor um modelo hidrogeológico simplificado para a área de Fazenda Belém, no estado do Ceará, focando nas relações das cargas hidráulicas dos sistemas aquíferos presentes, e suas implicações na química e gestão das águas subterrâneas na área de Fazenda Belém. Primeiramente buscou-se definir um modelo hidrogeológico conceitual para o sistema aquífero Barreiras-Jandaíra-Açu, em suas condições originais, antes da interferência da atividade de exploração de petróleo. Foram pesquisados os dados hidrodinâmicos e hidroquímicos e estabelecidas as relações correspondentes entre as unidades aquíferas.         Em seguida, foram interpretados os resultados das cargas hidrodinâmicas e de parâmetros hidroquímicos dos aquíferos, obtidos do arquivo de dados da Petrobrás e das secretaria de Recursos hídricos dos estados do CE e RN além do relatório de IPT de 1983, ao longo do tempo, e avaliada as possíveis modificações na qualidade e quantidade das águas subterrâneas, principalmente devido às atividade antrópicas e da captação de água subterrânea.   O estudo não identificou nenhuma alteração significativa nas parâmetros hidroquímicas dos aquíferos, porém, constatou uma expressiva depleção da superfície potenciométrica do aquífero Açu, especificamente na área de Fazenda Belém, o que aponta para a necessidade de se propor medidas de controle, mediante o monitoramento contínuo dos níveis d´água dos aquíferos e da qualidade das águas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 347656 - JOSE GERALDO DE MELO
Externo ao Programa - 2149478 - JOSE BRAZ DINIZ FILHO
Externo ao Programa - 349812 - LAECIO CUNHA DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 14/07/2016 21:30
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao