Banca de QUALIFICAÇÃO: VIVIANE OLIVEIRA DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VIVIANE OLIVEIRA DE SOUZA
DATA: 18/08/2015
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Aula do PPGG, Departamento de Geologia-UFRN
TÍTULO:

Magmatismo Granítico na Porção Centro Norte do Domínio Rio Grande do Norte, Província Borborema: Geologia e Petrologia do Stock Granítico Flores (RN).


PALAVRAS-CHAVES:

Magmatismo granítico, Domínio Rio Piranhas – Seridó, Stock Flores


PÁGINAS: 24
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
RESUMO:

O stock Flores faz parte do grande magmatismo granítico que marca o estágio final da orogênese Brasiliana / Pan-Africana, na Província Borborema, sendo aqui objeto de caracterização geológica, petrográfica e litogeoquímica. O stock está localizado próximo a cidade de Afonso Bezerra, na porção centro-norte do Rio Grande do Norte, ocorre alongado na direção NW expondo uma área aflorante de 8 km2 . É intrusivo em rochas gnáissicas paleoproterozoicas, relacionadas ao Complexo Caicó, e augens gnaisses da suíte Poço da Cruz (borda Noroeste), no Domínio Rio Piranha-Seridó, porção central da Província Borborema, Nordeste do Brasil.

As rochas que compõem o stock Flores são homogêneas sendo possível distinguir duas fácies em função das texturas: rochas equigranulares fina-média de coloração acinzentada, exibindo relevo arrasado na porção S/SE; e rochas equigranulares média-grossa de coloração rosada, apresentando-se em forma de grandes matacões que se destacam no relevo da área. A principal fase máfica é a biotita e os minerais acessórios são: clorita, muscovita, zircão, alannita, titanita e opacos. A análise petrográfica classifica essas rochas, principalmente, como monzogranitos hololeucocráticos equigranulares.

As análises geoquímicas corroboram a natureza evoluída do stock bem como sua afinidade alcalina. Alto teor de SiO2 (> 70%), álcalis (Na2O+K2O entre 8,0 e 9,0%) e Al2O3 (>13%), e baixos teores para Fe2O3 (<2,5%) e para MgO e TiO2 (dominantemente <0,3%) refetem o caráter hololeucocráticos e peraluminoso das rochas do Flores . Digramas discriminantes tais como: índice de Wright (1969); TAS (Lameyre 1987); e SiO2 vs. Log10(K2O/MgO) (Rogers & Greenberg 1981) indicam sua afinidade alcalina, o que é em parte corroborado pelo padrão similar ao andorinha de distribuição de ETR’s (granito Tipo A?). Finalmente, a falta de estruturas dúcteis e sua idade U-Pb (545 Ma) indicam o caráter tardiorogênico do stock Flores.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 080.368.454-15 - ANTONIO CARLOS GALINDO - UFRN
Externo ao Programa - 346302 - JAZIEL MARTINS SA
Interno - 1513243 - MARCOS ANTONIO LEITE DO NASCIMENTO
Notícia cadastrada em: 10/08/2015 11:04
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao