Banca de QUALIFICAÇÃO: ARYANE LEONÍDIO DO CARMO ASSUNÇÃO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ARYANE LEONÍDIO DO CARMO ASSUNÇÃO
DATA: 12/08/2015
HORA: 08:00
LOCAL: Sala de Aula do PPGG, Departamento de Geologia-UFRN
TÍTULO:

QUALIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DO SISTEMA AQUÍFERO BARREIRAS NA REGIÃO DE PARNAMIRIM, RN.


PALAVRAS-CHAVES:

Aquífero Barreiras; Qualidade das águas subterrâneas; Parâmetros hidrogeoquímicos; Condutividade elétrica; Sólidos totais dissolvidos; Barreiras Aquifer; Groundwater quality; Hydrogeochemical parameters; Electrical conductivity; Total dissolved solids.


PÁGINAS: 21
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
RESUMO:

As águas subterrâneas são de extrema importância no desenvolvimento das atividades humanas. O conhecimento da qualidade dessas águas é essencial para o planejamento e controle de seu uso e para a elaboração de medidas que diminuam sua possível contaminação. A região do município de Parnamirim/RN está inserida na bacia do Rio Pirangi, sendo recarregada hidrogeologicamente pelo aquífero Barreiras. Essa região é bastante explorada em relação aos recursos hídricos subterrâneos, entretanto a explotação se faz de forma desordenada, sem o manejo adequado dos recursos disponíveis. Estudos já existentes sugerem que essa região apresenta um elevado potencial hidrogeológico. O presente estudo está sendo realizado com o objetivo de avaliar a qualidade das águas subterrâneas dessa área e identificar possíveis águas salinizadas e/ou afetadas por contaminantes decorrentes a atividades antrópicas, caracterizando-as através de parâmetros hidrogeoquímicos. No âmbito deste trabalho, foram realizadas medidas em campo de condutividade elétrica, sólidos totais dissolvidos e temperatura, cujos valores foram representados em mapas e interpretados de acordo com o contexto da região. A análise dos dados obtidos indicam que as águas subterrâneas da área apresentam baixa salinidade, entretanto, ocorrem áreas com salinidade já próximo do limite de utilização pelo homem. Em termos potenciais, riscos maiores de salinização e ou contaminação existem nos domínios urbanos e nas áreas com atividade agrícola intensa. Os aspectos relativos a essa variação serão devidamente avaliados. Com isso, foi caracterizada preliminarmente a qualidade das águas subterrâneas da área como um todo.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2149478 - JOSE BRAZ DINIZ FILHO
Presidente - 347656 - JOSE GERALDO DE MELO
Externo ao Programa - 347536 - NARENDRA KUMAR SRIVASTAVA
Notícia cadastrada em: 30/07/2015 15:18
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao