Banca de QUALIFICAÇÃO: ALANNY CHRISTINY COSTA DE MELO

DISCENTE: ALANNY CHRISTINY COSTA DE MELO
DATA: 10/08/2015
LOCAL: Sala de Aula do PPGG, Departamento de Geologia-UFRN

REATIVAÇÕES DOS SISTEMAS DE FALHAS DE APODI E CARNAUBAIS UTILIZANDO MÉTODOS GEOFÍSICOS E DADOS GEOLÓGICOS.

Gravimetria, Sísmica de Reflexão, Modelagem Gravimétrica 3D, Rifte Potiguar, Crescimento de Falhas, Evolução Tectônica.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências

Pouco se sabe sobre as sucessivas etapas de evolução dos principais sistemas de falhas em bacias sedimentares no Brasil, principalmente na fase pós-rifte, a qual é considerada por muitos como quase inativa tectonicamente. Todavia, algumas pesquisas apontam a importância de se aprofundar também estudos na fase pós-rifte, devido à grande importância tectônica no que diz respeito às reativações e inversões de falhas. O objetivo principal desta pesquisa é entender a evolução tectônica das falhas de borda do Rifte Potiguar, os sistemas de falhas de Apodi e Carnaubais, durante a extensão crustal e rifteamento da bacia, bem como a influência das heterogeneidades crustais e o fabric estrutural pré-existente na evolução da arquitetura interna da bacia. Para tanto, pretende-se determinar as relações de deslocamentos (Dmax) e crescimento (L) das falhas de borda da Bacia Potiguar (os Sistemas de Falhas de Apodi e de Carnaubais). Para isso, utilizamos sísmica 2D e modelagem gravimétrica 3D. A interpretação dos dados sísmicos possibilita a visualização com precisão da localização e cinemática de falhas, assim como a sobreposição e as espessuras das formações geológicas em uma escala local, enquanto que a modelagem gravimétrica 3D, utilizando um método de inversão que considera o embasamento heterogêneo, fornece a estimativa da arquitetura interna do rifte em escala regional.  A modelagem gravimétrica 3D foi parametrizada com dados de poços e pela interpretação de seções sísmicas. O método de inversão dos dados gravimétricos admite que o contraste de densidade entre as rochas sedimentares e o embasamento varie de acordo com a profundidade. Foram realizadas quatro iterações durante o procedimento de inversão, a partir do qual se obteve o relevo estimado para o embasamento do Rifte Potiguar, tornando possível observar a estrutura principal do rifte como sendo constituída por semi-grábens assimétricos, alongados na direção NE-SW. Comparando-se as seções sísmicas com as anomalias gravimétricas foi possível observar, em escala regional, que os mínimos gravimétricos estão associados aos grábens e os máximos aos horsts, assim como os depocentros mais profundos estão concentrados ao longo das falhas de borda da bacia. O modelo gravimétrico preliminar do relevo do embasamento calculado mostra-se coerente com as feições estruturais interpretadas nas seções sísmicas. O procedimento de modelagem gravimétrica está sendo aprimorado para fornecer resultados mais aproximados à interpretação sismoestratigráfica. A partir deste modelo final, serão medidos os deslocamentos máximos ao longo das falhas de bordas e suas respectivas extensões superficiais para gerar curvas de crescimento das falhas. Modelos de evolução do rifte e eventuais reativações na fase pós-rifte serão propostos com base nas curvas de crescimento de falhas.

Presidente - 1315614 - DAVID LOPES DE CASTRO
Interno - 350640 - FRANCISCO HILARIO REGO BEZERRA
Interno - 349684 - WALTER EUGENIO DE MEDEIROS
Notícia cadastrada em: 28/07/2015 08:10