Banca de QUALIFICAÇÃO: BENEDITA CLEIDE DE SOUZA CAMPOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BENEDITA CLEIDE DE SOUZA CAMPOS
DATA: 31/07/2015
HORA: 09:30
LOCAL: Sala de aula do PPGG/UFRN
TÍTULO:

LITOQUÍMICA, QUÍMICA MINERAL E TERMOBAROMETRIA DE ROCHAS CÁLCIO-ALCALINAS DE ALTO K PORFIRÍTICAS EDIACARANAS DO DOMÍNIO RIO GRANDE DO NORTE, NE DO BRASIL.


PALAVRAS-CHAVES:

Litoquímica, Química Mineral, Termobarometria, Suíte Cálcio-alcalino de alto K Porfirítica. 


PÁGINAS: 24
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
RESUMO:

O presente trabalho expõe análises litoquímicas e de química mineral de rochas graníticas de natureza cálcio-alcalina de alto K porfirítica ao longo do Domínio Rio Grande do Norte, extremo Nordeste da Província Borborema. De acordo com as primeiras interpretações dessas análises foi possível realizar um estudo comparativo entre seis corpos plutônicos, com destaque para Monte das Gameleiras e Barcelona (porção leste), Acari (porção central) e Tourão, Caraúbas e Catolé do Rocha (porção oeste) e definir as diferentes características dos mesmos. Tais características litoquímicas dos plútons mostram sutil homogeneidade entre eles, porém com os resultados das análises de química mineral, principalmente no que se refere a assembleia máfica (biotita e anfibólio) dos corpos, é possível identificar expressivas diferenças, principalmente com base nos teores de MgO e FeOt, e nas relações de Fe/(Fe+Mg) vs. Al(IV) e Mg/(Mg+Fe2) sendo possível agrupar as rochas dos plútons pesquisados em três grupos distintos: (i) Acari e Monte das Gameleiras, (ii) Barcelona, Caraúbas e Tourão, (iii) Catolé do Rocha. Nas etapas posteriores desta pesquisa serão tratadas e interpretadas análises de química mineral para minerais opacos, epidoto e titanita, dados petrográficos (pré-existentes e novas descrições), e por fim serão realizados estudos termobarométricos, que possibilitarão a caracterização da(s) gênese(s)s desses plútons e sua relação com a evolução tectono-magmática do Domínio Rio Grande do Norte. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 080.368.454-15 - ANTONIO CARLOS GALINDO - UFRN
Externo ao Programa - 2042352 - FREDERICO CASTRO JOBIM VILALVA
Presidente - 1513243 - MARCOS ANTONIO LEITE DO NASCIMENTO
Notícia cadastrada em: 23/07/2015 09:21
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao