Banca de QUALIFICAÇÃO: DIOGO SANTOS DE MOURA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIOGO SANTOS DE MOURA
DATA: 26/05/2015
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do Laboratório de Geologia e Geofísica do Petróleo- LGGP
TÍTULO:

Análise da variação da comunidade de foraminíferos observada em sedimentos recentes das áreas recifais do Açu e Pirangi-RN associada à poluição ambiental.


PALAVRAS-CHAVES:

Foraminíferos, sedimentologia, monitoramento ambiental, plataforma continental.


PÁGINAS: 18
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
RESUMO:

As áreas recifais do litoral do Rio Grande do Norte são feições geomorfológicas extremamente importantes, principalmente para as pessoas que dependem da atividade turística e da pesca além de servir de refugio para diversas espécies de animais marinhos. O presente trabalho pretende realizar uma avaliação e diagnóstico da platafoma interna adjacente à área recifal do Pirangi e da plataforma externa adjacente a Macau (Recifes do Açu) nos ambientes recentes e passados através do estudo da salinidade, temperatura, pH, oxigênio dissolvido, granulometria e principalmente dinâmica populacional bentônica, a partir daí, poderão ser evidenciadas possíveis áreas de deposição de contaminação. Os dados coletados da área recifal do Açu foram obtidos através da coleta de 29 amostras de sedimento que serão caracterizadas pela granulometria, teores de carbonato de cálcio e matéria orgânica, mineralogia e bioclastos, especialmente os foraminíferos. Os dados referentes à Pirangi foram coletados a partir de duas campanhas realizadas nos anos de 2013 e 2014, onde foi coletado 30 e 25 amostras respectivamente, totalizando 55 amostras que foram retiradas dos primeiros centímetros da camada superior do sedimento e armazenadas em recipientes com rosa de bengala diluído em álcool. Com o uso de microscópio ótico, foi realizada a identificação e contagem dos foraminíferos contidos nas amostras e partir daí realizar analises estatísticas que permitiram relacionar as espécies ao ambiente.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2218779 - HELENICE VITAL
Externo ao Programa - 347536 - NARENDRA KUMAR SRIVASTAVA
Presidente - 166.483.808-29 - PATRÍCIA PINHEIRO BECK EICHLER - UFRN
Notícia cadastrada em: 22/05/2015 17:52
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao