Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEXANDRE RICHARDSON OLIVEIRA MONTEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEXANDRE RICHARDSON OLIVEIRA MONTEIRO
DATA: 17/12/2014
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do Departamento de Geofísica - UFRN
TÍTULO:

ESTIMATIVA DO GRAU DE PROTEÇÃO NATURAL DO AQUÍFERO BARREIRAS A PARTIR DO PARÂMETRO GEOELÉTRICO CONDUTÂNCIA LONGITUDINAL - ÁREA DA BACIA DO RIO CATU-RN.


PALAVRAS-CHAVES:

Aquífero Barreiras; condutância longitudinal; proteção intrínseca do aquífero; Bacia do Rio Catu-RN.


PÁGINAS: 35
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
RESUMO:

O presente trabalho apresenta os estudos relacionados à avaliação do grau de proteção intrínseca do Aquífero Barreiras no âmbito da bacia do Rio Catu-RN. Esta área está localizada no litoral leste do Rio Grande do Norte, possuindo cerca de 200 km2 e envolvendo parte dos municípios de Canguaretama, Goianinha, Tibau do Sul e Vila Flor. O referido aquífero é responsável por abastecer cerca de 80% da população das cidades litorâneas do Rio Grande do Norte, além da irrigação de perímetros cultiváveis. Entretanto, ponderando o seu caráter hidráulico predominantemente livre e o fato da área ser amplamente utilizada para a monocultura da cana-de-açúcar e adubação química de natureza nitrogenada, tem-se um risco natural à contaminação desse manancial decorrente do processo de lixiviação de excedentes químicos não assimilados pela cobertura vegetal. Diante desse contexto, objetivou-se elaborar ferramentas para análise de proteção intrínseca do Aquífero Barreiras frente a quaisquer contaminantes antrópicos impostos em superfície. Dessa forma, elaborou-se uma cartografia fundamentada no parâmetro geoelétrico de Dar Zarrouk condutância longitudinal (S), avaliado no contexto da zona não saturada sobreposta ao aqüífero (ZNS), sendo os valores de "S" definidos a partir de modelos geoelétricos inversos de 16 sondagens elétricas verticais-SEVs executadas. O processo de inversão dos dados das SEVs, que consiste na obtenção dos modelos geoelétricos locais com os respectivos valores de espessura e resistividade, possibilitou a confecção do mapa de condutância longitudinal referente à ZNS, a partir de interpolação e gridagem desses dados. O referido mapa está associado com características físicas da ZNS, realçando diferentes níveis de proteção do aquífero. Essa cartografia tem evidenciado, em última análise, subáreas mais susceptíveis a contaminação, com valores de condutância menores que 16,0 mS, como também aquelas com maior grau de proteção, tendo condutâncias maiores que 25,0 mS. De acordo com os intervalos de valores obtidos de espessuras, resistividades e "S" referentes à ZNS, propôs-se adicionalmente uma classificação do grau de proteção para essa área em específico, sendo apresentada na forma de gráfico "Resistividade (𝞺 ZNS) x Espessura (EZNS) x Condutância Longitudina (S)".
As informações a serem conquistadas neste estudo têm o intuito de subsidiar uma gestão hidrogeoambiental sustentável em perímetros cultivados e que fazem uso de fertilização química.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1755591 - CARLOS CESAR NASCIMENTO DA SILVA
Presidente - 1714488 - LEANDSON ROBERTO FERNANDES DE LUCENA
Interno - 349684 - WALTER EUGENIO DE MEDEIROS
Notícia cadastrada em: 25/11/2014 19:27
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao