Banca de QUALIFICAÇÃO: MOISÉS SAMUEL JOÃO BOTA CACAMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MOISÉS SAMUEL JOÃO BOTA CACAMA
DATA: 11/08/2014
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do Laboratório de Geologia e Geofísica do Petróleo - UFRN
TÍTULO:

ESTILO ESTRUTURAL E INTERPRETAÇÃO GRAVIMÉTRICA-MAGNÉTICA NA PORÇÃO NORTE (FRONTEIRA CEARÁ-PIAUÍ) DO LINEAMENTO TRANSBRASILIANO NA BACIA DO PARNAÍBA 


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras - Chaves: Lineamento Transbrasiliano; Graben de Jaibaras; Bacia do Parnaíba.


PÁGINAS: 18
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
RESUMO:

RESUMO

O Lineamento Transbrasiliano é uma megaestrutura cujo componente mais antigo é uma importante zona de cisalhamento plástica com direção NE-SW, relacionada à orogênese Brasiliana. Na literatura é comum a referência da reativação fanerozóica dessa estrutura, na qual teria originado o Graben de Jaibaras e, em etapas evolutivas mais jovens, a falhas que seccionam as unidades da Bacia do Parnaíba, ao longo de toda a sua extensão. A designação LTB é aplicada a esse conjunto polifásico de estruturas.

            No presente trabalho, investigou-se a expressão estrutural-geofísica da porção norte do Lineamento Transbrasiliano, na região fronteiriça do Ceará-Piauí. A análise geométrica e cinemática das estruturas mesoscópicas e macroscópicas da área permitiu a caracterização de diferentes etapas de reativação (fases tectônicas), observadas no Graben de Jaibaras, ediacarano-cambriano, e na borda NE da Bacia do Parnaíba, afetando as sequências deposicionais paleozóicas de idade Siluriana (Grupo Serra Grande) e Mesodevoniana–Eocarbonífera (Formações Pimenteiras e Cabeças).

            No Graben de Jaibaras foi possível identificar estruturas de regimes transcorrente e distensional superimpostas em estruturas brasilianas, em geral milonitos transcorrentes de alta temperatura. Na borda NE da Bacia do Parnaíba também foi possível identificar estruturas de regimes similares, desenvolvidas em condições de mais baixa temperatura em relação àquelas observadas no Graben de Jaibaras. A análise de imagens SRTM permitiu cartografar diversos lineamentos de direção NE, NW e E-W, cuja correlação com as estruturas mesoscópicas será discutida em termos da reativação do Lineamento Transbrasiliano em associação com os estágios de abertura do Atlântico e separação América do Sul-África.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 346469 - EMANUEL FERRAZ JARDIM DE SA
Interno - 1217847 - FERNANDO CESAR ALVES DA SILVA
Externo ao Programa - 347524 - FERNANDO ANTONIO PESSOA LIRA LINS
Notícia cadastrada em: 05/08/2014 15:13
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao