A EDUCAÇÃO BRASILEIRA EM RISCO: ESCOLAS EM TERRITÓRIOS DE RISCO DE DESASTRES EM FORTALEZA, CEARÁ.
Escolas; Áreas de risco; Vulnerabilidade escolar.
Os trabalhos sobre riscos de desastres tem ganhado um grande espaço nas pesquisas brasileiras,a saber: enchentes, impermeabilização do solo, além dos aspectos voltados para a qualidade de vida das populações . Trabalhando acerca da temática mencionada o presente trabalhou buscou diversificar encainhando suas pesquisas voltadas ao risco em escolas no município de Fortaleza, CE. Logo temos como objetivoidentificar escolas públicas em áreas de risco através da espacializaão destas escolas. Utilizamos a metodologia de Marchezini (2018) a partir de um cruzamento cartografico de escolas públicas com areas de risco. Além de identificar áreas com exposição física/ambiental, a partir da metodologia de Guerra (2009) os bairros em que as escolas estão inseridas , compreendendo a vulnerabilidade destes prédios escolares. No qual pode-se obter um número de alunos expostos a riscos nos bairros avaliados , além do numero de escolas públicas presentes em áreas de risco em Fortaleza.