Banca de DEFESA: ANDERSON MOURA GONDIM DE FREITAS

LOCAL: meet.google.com/rfz-ykim-bzs

MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO EM TRÊS DIMENSÕES: MÉTODO E TECNICAS A PARTIR DE SIG

Bloco Diagrama, Geomorfologia, Geoprocessamento

Os estudos geomorfológicos historicamente são amparados pelas representações gráficas, que variam ou se adaptam de acordo com as necessidades da melhor apresentação e interpretação dos dados. Por conta de limitações do trabalho manual, a utilização de blocos diagramas na maior parte das análises geomorfológicas ocorre de forma secundária - mapas e plantas são os produtos mais encontrados na literatura pertinente. Com o desenvolvimento de novos instrumentos e ferramentas para se efetuar Geoprocessamento, atualmente é possível elaborar modelos em três dimensões do relevo sem a necessidade de grandes capacidades artísticas. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é sistematizar e integrar técnicas e procedimentos para elaboração de modelos 3D do relevo. Os procedimentos metodológicos contemplam as seguintes etapas: 1) pré-campo; 2) trabalho de campo; 3) organização de dados; 4) representações dos resultados, obedecendo as taxonomias e escalas da geomorfologia. Foram delimitadas três áreas no Rio Grande do Norte, com características geomorfológicas específicas para montagem dos blocos diagramas. Essa operação resultou no mapeamento geomorfológico de três blocos, evidenciando suas características e atributos que são mais facilmente visualizados e compreendidos, permitindo uma análise integrada mais aplicada.

Presidente - 1242208 - RODRIGO DE FREITAS AMORIM
Interno - 1172876 - SILVIO BRAZ DE SOUSA