Banca de DEFESA: SONEIDE MOURA DA COSTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SONEIDE MOURA DA COSTA
DATA : 15/12/2021
HORA: 08:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO TERRITÓRIO BRASILEIRO NO PERÍODO TÉCNICO-CIENTÍFICO-INFORMACIONAL


PALAVRAS-CHAVES:

Educação em Saúde; Período técnico-científico-informacional; Tecnologia da Informação e Comunicação; Território; Brasil; AVASUS.


PÁGINAS: 148
RESUMO:

A Educação em Saúde é um processo de capacitação profissional para fins de uma continuada e atualizada prática do cuidado no serviço. No período técnico-científico-informacional, esse processo tem se viabilizado no Brasil via Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), sendo exemplar o Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS). Nesse contexto, o objetivo geral da pesquisa circunscreveu-se em analisar o processo de Educação em Saúde no território brasileiro, no período técnico-científico-informacional. A partir desta ideia central, elencou-se como objetivos específicos: evidenciar a trajetória normativa da Educação em Saúde no Brasil; analisar a Educação Permanente em Saúde (EPS) no âmbito das TICs, descrever a configuração do território brasileiro à luz de indicadores socioeconômicos e de assistência à Saúde; e avaliar os impactos da formação ofertada pelo AVASUS no serviço de Saúde no Brasil. Como procedimentos metodológicos foi utilizada a pesquisa bibliográfica sobre Educação em Saúde, EPS, período técnico-científico-informacional, território, informatização do território, internet, técnica, rede, TIC e Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Também se recorreu à pesquisa documental em fontes como: relatórios de conferências nacionais de Saúde; decretos, portarias e websites do Ministério da Saúde, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), portal telegeografy; e plataforma AVASUS. A pesquisa de campo foi realizada por meio de um questionário on line disponibilizado na referida plataforma, objetivando avaliar os impactos da formação do AVASUS no serviço de Saúde no Brasil. Os resultados revelaram que a Educação em Saúde no Brasil teve sua trajetória delineada nas conferências nacionais sobre o tema, cujas discussões contribuíram para a elaboração da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), entre outros. No período técnico-científico informacional, a Educação em Saúde, promovida pela PNEPS, é operacionalizada por meio de TICs, constituindo-se um exemplo, a formação viabilizada pelo AVASUS. A despeito da heterogeneidade socioeconômica e de assistência à Saúde do Brasil, a formação ofertada por meio desta plataforma abrange todo o território nacional. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 350836 - IONE RODRIGUES DINIZ MORAIS
Interno - 3060741 - HUGO ARRUDA DE MORAIS
Interna - 2615432 - JANE ROBERTA DE ASSIS BARBOSA
Externo ao Programa - 2488270 - RICARDO ALEXSANDRO DE MEDEIROS VALENTIM
Externo à Instituição - RICARDO BURG CECCIM - UFRGS
Externo à Instituição - SAMUEL DO CARMO LIMA - UFU
Externo à Instituição - VIRGINIA CELIA CAVALCANTE DE HOLANDA - UVA
Notícia cadastrada em: 09/11/2021 06:43
SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2022 - UFRN - sigaa24-producao.info.ufrn.br.sigaa24-producao