Banca de QUALIFICAÇÃO: EPAMINONDES PINHEIRO MACHADO NETO

DISCENTE : EPAMINONDES PINHEIRO MACHADO NETO
DATA : 06/09/2021
LOCAL: meet.google.com/qon-ofsq-jwv

Vulnerabilidade e risco de seca em escala local: um estudo de caso no município de Milhã – CE

Vulnerabilidade. Risco. Seca. Desastre. Ordenamento Territorial.

Estudos que avaliam a vulnerabilidade e o risco de secas são basilares para a gestão e ordenamento territorial em municípios afetados por escassez hídrica, principalmente em áreas do semiárido brasileiro, assim como, é necessário aplicação de indicadores em escala local que possibilitem identificar as problemáticas existentes em distritos e pequenas comunidades. Nesse sentido, a presente pesquisa desenvolveu indicadores de vulnerabilidade e risco de seca em escala local tendo como estudo de caso setores censitário rurais do município de Milhã, Ceará, com base na capacidade adaptativa, susceptibilidade e exposição socioambiental da população em nível de detalhe. Para tanto, foram elaborados indicadores adequados à escala de detalhe com dados do senso demográfico de 2010 e do senso agropecuária de 2016 do IBGE e validados em trabalho de campo com aplicação de entrevistas e análise ambiental do município. Além disso, para espacialização dos resultados foi realizado mapeamento dos índices e discussão qualiquantitativa dos resultados com base em bibliografias aplicadas ao tema que fundamentam a escolha dos indicadores e embasam o trabalho empírico. Dessa forma, os resultados obtidos demonstram que a área de estudo possui variação nos aspecto de exposição e capacidade adaptativa à seca, em que, existem distritos com baixa concentração económica e setores com maior intensificação de atividades e estruturas produtivas elevando à exposição, em contra partida, são registrados setores com potencial de adaptação elevado por possuírem dados educacionais e sociais positivos, com ampla população alfabetizada, assim como, atividades económicas com boas condições de atuação em técnicas e potencial financeiro, em detrimento de áreas com baixa estruturação e com médias de renda baixas. A partir disso, os demais indicadores estão em processo de análise e produção dos resultados de suscetibilidade para elaboração do índice de vulnerabilidade à seca, para em seguida, com o indicador de exposição ser produzido o índice de risco à seca por setores censitários rurais de Milhã – Ceará.

Interno - 1172876 - SILVIO BRAZ DE SOUSA
Externa à Instituição - MARIA ELISA ZANELLA - UFC
Notícia cadastrada em: 24/08/2021 07:36
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao