Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDO EDUARDO BORGES DA SILVA

DISCENTE : FERNANDO EDUARDO BORGES DA SILVA
DATA : 03/09/2021

GEODIVERSIDADE E PATRIMÔNIO GEOMORFOLÓGICO DOS MUNICÍPIOS DE PORTO DO MANGUE E MACAU – RN

Geodiversidade; Geopatrimônio; Patrimônio Geomorfológico; Porto do Mangue; Macau.

A geodiversidade é um termo recente academicamente, ganhando notoriedade principalmente a partir da década de 1990, decorrente de sua juventude apresenta várias conceituações considerando como o mais completo no presente trabalho o conceito estabelecido em Gray (2013, p. 12) “a faixa natural (diversidade) de características geológicas (rochas, minerais, fósseis), geomorfológicas (formas de relevo, topografia, processos físicos), solo e hidrológicas. Inclui seus conjuntos, estruturas, sistemas e contribuições para paisagens”. Em seu trajeto natural de desenvolvimento a geodiversidade de viés conservacionista esbarrou no obstáculo da impossibilidade de uma ampla conservação, devido aos interesses socioeconômicos. Devido a diversos valores inerentes a geodiversidade (valor científico, estético, cultural, econômico, turístico, dentre outros) foi inserida na discursão a noção de patrimônio, o geopatrimônio (geoheritage) estabelece diversos métodos para a seleção dos sítios de maior interesse geológico, geomorfológico etc., para uma proposta de geoconservação ou geoturismo. O geopatrimônio se subdivide em alguns ramos, com foco específico em algumas áreas, no que tange a geomorfologia, a área que visa estudar suas formas de relevo é o patrimônio geomorfológico/geomorfopatrimônio. O presente texto tem como objetivo a realizar a identificação, inventario e quantificação dos locais de interesse da Geomorfodiversidade dos municípios de Porto do Mangue e Macau – RN. Visando estabelecer as bases para a seleção dos geossítios com maior potencialidade para propostas de preservação/conservação. O trabalho foi desenvolvido com base na metodologia de Araújo (2021) que considera como geossítios, os sítios que apresentam um alto valor científico ou alto valor estético, com a pontuação alta nos demais valores denotando um sítio da geodiversidade. Até o momento foram realizadas a etapas de referencial teórico, metodologia, história natural e inventario de dois sítios. Entretanto na atividade de campo foi preenchida as fichas e materiais necessárias para a conclusão do inventario e quantificação, com as demais etapas a serem realizadas correspondendo a conclusão do capítulo de inventario, a escrita do capítulo relativo a quantificação e por fim os mapeamentos.

Presidente - 2506087 - MARCO TULIO MENDONCA DINIZ
Interna - 2177287 - ZULEIDE MARIA CARVALHO LIMA