Banca de DEFESA: MARIA LUIZA DE OLIVEIRA TERTO

DISCENTE : MARIA LUIZA DE OLIVEIRA TERTO
DATA : 30/08/2021

Inventário, quantificação e mapeamento de geomorfossítios a partir da análise de geoformas em Tibau, Grossos e Areia Branca/RN.

Geomorfologia. Geomorfodiversidade. Patrimônio geomorfológico.

A geodiversidade se configura como um conceito recente relacionado aos elementos estruturais abióticos da natureza, atrelado ao termo biodiversidade, mais debatido no âmbito acadêmico e social. Neste trabalho a geodiversidade se desenvolve na apreensão dos elementos geomorfológicos, formando a geomorfodiversidade, que aplicada ao ambiente litorâneo, se caracteriza com potencial de identificação de formas singulares, atuando na geoconservação. Neste sentido, o presente trabalho tem por objetivo realizar o inventário, quantificação e mapeamento das geoformas no litoral de

Tibau, Grossos e Areia Branca/RN, buscando-se também a descrição da evolução da história natural das geoformas da área. No presente estudo foram identificados oito potenciais geomorfossítios, através das etapas, inventário e quantificação. Na inventariação, em campo, foi desenvolvido o levantamento de informações gerais dos sítios, envolvendo a geomorfologia, feições de dissecação, dentre outros, consolidando um banco de dados para a área estudada. Na quantificação, foi valorado a relevância dos sítios através de quatro critérios de valor: Estético (VEst), Científico (VCi), Turístico (VTur) e de Uso e gestão (VUG). Identificou-se, neste estudo como geomorfossítio os que obtiveram pontuação alta no Valor Científico (VCi) e/ou Valor Estético (VEst), sendo eles: Estuário Apodi Mossoró, a Praia de São Cristóvão e a Praia da Ponta do mel. Através dos resultados obtidos, se faz relevante a inclusão do critério estético, e não apenas o científico, para a identificação e definição de áreas de potencial interesse geomorfológico. Identificamos que ocorrem áreas com elevado valor estético, mas com reduzida representatividade de valor científico, devido a carência de pesquisas abarcando certas áreas. Corroborando para a visão de que o potencial estético possui representatividade para a sociedade e por isso deve estar incluído dentro das ações de geoconservação.

Presidente - 2506087 - MARCO TULIO MENDONCA DINIZ
Interna - 2177287 - ZULEIDE MARIA CARVALHO LIMA