Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDERSON MOURA GONDIM DE FREITAS

LOCAL: http://meet.google.com/dtm-mzfs-brj

MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO EM TRÊS DIMENSÕES: MÉTODO E TECNICAS A PARTIR DE SIG

Bloco Diagrama, Geomorfologia, Geoprocessamento

Os estudos geomorfológicos, em todo seu contexto histórico, sempre estiveram apoiados a representações cartográficas, que variam ou se adaptam de acordo com as necessidades da melhor apresentação e interpretação dos dados. Por conta limitações do trabalho manual, a utilização de blocos diagramas do modelado esteve sempre como secundária; mapas e plantas foram sempre os produtos utilizados. Com o avanço da tecnologia do geoprocessamento é possível elaborar modelos em três dimensões do relevo sem a necessidade de capacidades artísticas. Nesse sentido, o objetivo do trabalho é sistematizar e integrar técnicas e procedimentos geotecnológico para elaboração de modelos 3D do relevo. Os procedimentos metodológicos seguem uma sequência de etapas: pré-campo, campanha de campo, organização de dados e representações dos resultados, obedecendo à taxonomias e escalas da geomorfologia. Foram delimitadas três áreas no Rio Grande do Norte, com características geomorfológicas específicas para montagem dos blocos diagramas. Os resultados poderão servir de apoio à sistematização de procedimentos empregados na elaboração da representação do relevo, servindo subsídio para os estudos de gestão, controle e análise ambiental.

Presidente - 1242208 - RODRIGO DE FREITAS AMORIM
Interno - 1172876 - SILVIO BRAZ DE SOUSA