Banca de DEFESA: FRANCISCO ARACILDO DE MOURA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCISCO ARACILDO DE MOURA
DATA : 09/12/2020
LOCAL: Google meet

TERRITÓRIOS DE VIOLÊNCIA na trama urbana da cidade de Natal/Brasil (2012 – 2018)

TERRITÓRIOS DE VIOLÊNCIA NA TRAMA URBANA DE NATAL, BRASIL

(2012 - 2018)

Natal. Homicídios. Roubos/Furtos de veículos. Poder. Territórios de violência.

A violência é resultado e processo social que tece as relações nas grandes cidades. A cidade matizada na violência vai-se (re)refragmentando e (re)articulando a partir da simultaneidade das ações e das reações dos segmentos População, Estado e Crime. Desta feita, a hipótese é que a violência em Natal, considerada nos últimos anos como uma das capitais mais violentas do Brasil, forma territórios que interfere na (re)fragmentação do tecido urbano e deteriora o seu espaço. Esses territórios caracterizam-se por serem dispersos, nem sempre apresentarem fronteiras, mas fazem uso do e estão presentes no espaço, o que dificulta a ação do Estado e da população, que tendem a operar espacialmente com o viés localizado, por zona. Desse modo, considerando problemas específicos e pontuais desconsidera o tecido urbano enquanto totalidade da cidade usado pela violência. Por essa perspectiva buscamos compreender a violência em Natal e sua dimensão espacial, considerando os Territórios de Violência, no interstício 2012 - 2018. Este objetivo se desdobra em ações específicas, tais como: 1) identificar os fatores espaciais que contribuem para a territorialização do crime; 2) refletir sobre o processo de configuração dos territórios de violência enredado pelos agentes nele envolvidos; 3) mapear as ações do crime no tecido urbano de Natal; 4) analisar esses territórios considerando a (re)incidência de homicídios e roubos/furtos de veículos registrados em todos os bairros da capital potiguar. Nesse contexto, os dados a respeito da criminalidade em Natal, fornecidos pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), o levantamento de matérias jornalísticas publicadas na mídia e a utilização da Estatística Espacial para a produção da cartografia do crime, avalizaram que os bairros do Alecrim, Candelária, Capim Macio, Igapó, Lagoa Azul, Mãe Luíza, Neópolis, Nossa Senhora da Apresentação, Pajuçara e Potengi detém alta reincidência dos crimes de homicídios e roubos/furto de veículos ao figurarem mais de uma vez em nossa análise como território com elevada concentração de ações violentas; reúnem maior probabilidade do cidadão ser vítima de homicídio, roubo/furto de veículos ao possibilitarem a sobreposição de ações de violência que geram diferentes territorialidades engendradas pelo uso do poder para controlar áreas da cidade a partir de ações criminosas. Estes bairros ao terem sua base material usada e apropriada pelo crime, seja de modo disperso ou concentrado pelo agir da violência que ressoa no tecido urbano, sofreram elevadas tensões no espaço citadino a partir de ações que se opõem a atuação das forças de segurança e ao poder legal constituído. Ao se configurarem como territórios de violência, impulsionaram uma nova (re)fragmentação do espaço urbano e esgarçaram o tecer da trama cotidiana na cidade de Natal.

Presidente - 6350736 - EUGENIA MARIA DANTAS
Externo ao Programa - 1352037 - EDMILSON LOPES JUNIOR