Banca de DEFESA: MIQUÉIAS RILDO DE SOUZA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MIQUÉIAS RILDO DE SOUZA SILVA
DATA : 03/11/2020
HORA: 18:00
LOCAL: https://meet.google.com/tzv-kkxe-wkb
TÍTULO:

DELIMITAÇÃO DE UNIDADES GEOECOLÓGICAS COMO SUBSÍDIO PARA O PLANEJAMENTO AMBIENTAL NO ALTO CURSO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO POTENGI-RN (ACBHRP-RN)


PALAVRAS-CHAVES:

Geoecologia das Paisagens. Bacia hidrográfica. Uso do solo. 


PÁGINAS: 123
RESUMO:

Os problemas ambientais causados pelo uso indiscriminado dos recursos naturais são cada vez mais evidentes e resultam em prejuízos tanto de ordem natural como social. Dessa forma, surge a necessidade de se criarem mecanismos que minimizem e/ou solucionem os problemas oriundos da má utilização de tais recursos, dentre os quais podemos elencar os estudos de planejamento ambiental como um instrumento a ser utilizado nesse processo. A bacia hidrográfica, por sua vez, tem sido adotada como unidade básica de planejamento, devido ao seu caráter sistêmico que permite realizar uma análise integrada dos elementos que a compõe. A fim de fornecer bases teórico-metodológicas para o planejamento ambiental em bacias hidrográficas, os estudos realizados à luz da abordagem da Geoecologia das Paisagens têm mostrado bastante eficiência, através da análise integrada da relação sociedade e natureza. Neste contexto, a presente pesquisa teve como objetivo delimitar as unidades geoecológicas do Alto Curso da Bacia Hidrográfica do Rio Potengi-RN (ACBHRP-RN), que está inserida majoritariamente nos limites administrativos dos municípios de Cerro Corá-RN, São Tomé-RN e Barcelona-RN. Nos últimos anos, novas atividades econômicas vêm se estabelecendo nesta parcela da bacia, fator que ressalta a necessidade de estudos que analisem as condições ambientais locais e que indiquem formas eficientes de uso dos recursos naturais disponíveis. A metodologia foi dividida em quatro fases, baseadas nos fundamentos geoecológicos, quais sejam: organização e inventário, análises e associação dos dados, diagnóstico e proposições. Para tanto, os dados sobre os aspectos físico-ambientais e socioeconômicos da área de estudo foram reunidos e analisados a partir da elaboração de quadros, tabelas, gráficos e produtos cartográficos em escala de 1:250.000. O resultado das análises permitiu a delimitação das unidades geoecológicas do ACBHRP-RN: Depressão com Uso Agropecuário, Encostas Ocidentais da Borborema com Nascentes, Encostas Orientais da Borborema com Relevo Fortemente Ondulado, Encostas Orientais da Borborema/Cidade de Pedras, Planalto do Ventos, Planaltos de Uso Agropecuário e Mineração, Planície Fluvial/APP; Serra de Santana/Área de Nascentes e Vale do Rio Polênga. Posteriormente, foram apresentadas as potencialidades e limitações referentes ao uso do solo em cada unidade geoecológica, além da proposição de ações integradas para a utilização em projetos de planejamento ambiental por parte dos grupos sociais que atuam na área de estudo. Almeja-se que as técnicas utilizadas, os materiais produzidos e as propostas feitas durante a pesquisa possam contribuir para um melhor aproveitamento no uso dos recursos naturais disponíveis, de modo a assegurar o equilíbrio entre qualidade ambiental e o desenvolvimento social, além de servir de referência para auxiliar trabalhos futuros que envolvam o planejamento ambiental em bacias hidrográficas sob a luz da Geoecologia das Paisagens.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2321176 - JULIANA FELIPE FARIAS
Interno - 1803535 - ADRIANO LIMA TROLEIS
Externo à Instituição - EDSON VICENTE DA SILVA - UFC
Notícia cadastrada em: 14/10/2020 10:55
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao