Banca de QUALIFICAÇÃO: SANDRO DAMIÃO RIBEIRO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SANDRO DAMIÃO RIBEIRO DA SILVA
DATA : 31/03/2017
HORA: 16:00
LOCAL: Laboratório de Geografia Física – LABGEOFIS (Sala 515 do CCHLA) - Departamento de Geografia
TÍTULO:

Compartimentação Geoambiental do Litoral Setentrional Potiguar: Subsídios a um Ordenamento Territorial.


PALAVRAS-CHAVES:

Análise Integrada da Paisagem; Teoria Geossitêmica; Compartimentação e Zoneamento Geoambiental; Litoral Setentrional Potiguar.


PÁGINAS: 69
RESUMO:

A Geografia se caracteriza por ser uma ciência dotada de uma ampla capacidade de apreensão de conhecimento do mundo. Estando numa encruzilhada entre as ciências básicas e aplicadas, por um lado, e naturais e sociais, por outro, ela busca trabalhar, no seu âmago, com a complexa, dinâmica e eminente relação entre homem e natureza. Desde os pensadores clássicos, como por exemplo, Alexander Von Humboldt e Élisée Reclus, este pensamento (sistêmico/integrado) permeia os estudos basilares que acabaram sendo responsáveis pelo enriquecimento epistemológico da ciência geográfica. Contudo, a extrema especialização da Geografia, pautada, sobretudo, na dicotomia entre Geografia Física e Humana, enfraqueceu o seu campo teórico nos séculos XIX e XX, o que veio a ser superado, ainda do mesmo século, pelo retorno do pensamento sistêmico, através de novas formulações como a Teoria Geral dos Sistemas, proposta por Ludwig von Bertalanffy. Esta teoria foi o pano de fundo para a concepção geossistêmica, fundada por Viktor Sochava e Georges Bertrand, que aliou-se ao conceito de paisagem para a formulação de uma Geografia Física Global, a qual está atrelada, intrinsecamente, aos objetos de estudo deste trabalho, que ainda encontra-se em andamento. Tomou-se, aqui, como parâmetro fundamental, as reflexões do já citado biogeógrafo francês e do professor Marcos José Nogueira de Souza no que tange às características desta compartimentação. Partindo dessa perspectiva, este estudo tem como objetivo elaborar a compartimentação geoambiental do litoral setentrional do estado do Rio Grande do Norte, com vistas à geração de subsídios para um posterior planejamento ambiental/territorial. Utilizando-se de uma metodologia orientada pelos aspectos físicos da área estudada (principalmente os geomorfológicos), buscou-se trabalhar com a escala de 1:50.000, na qual a escala dos geofácies foi priorizada. Para tanto, foram utilizadas as técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto, por meio da vetorização de dados cartográficos e imagens de alta resolução, em conjunto com trabalhos de campo. Como resultados preliminares, enfatizam-se a observação de 8 (oito) geocomplexos e de, pelo menos, 15 (quinze) geofácies, que estão descritos de forma parcial, além de uma caracterização detalhada dos aspectos físicos de toda a área delimitada.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - GLAIRTON CARDOSO ROCHA - IFPI
Presidente - 2506087 - MARCO TULIO MENDONCA DINIZ
Interno - 2177287 - ZULEIDE MARIA CARVALHO LIMA
Notícia cadastrada em: 20/03/2017 14:43
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao