Banca de QUALIFICAÇÃO: JÂNIO CARLOS FERNANDES GUEDES

DISCENTE: JÂNIO CARLOS FERNANDES GUEDES
DATA: 26/04/2015
LOCAL: Auditório do Departamento de Antropologia - CCHLA (Sala C5 Setor II)

DESCRIÇÃO E MAPEAMENTO DA VEGETAÇÃO NO MUNICÍPIO DE MARTINS/RN.

Vegetação, Sensoriamento Remoto, Avaliação Ecológica Rápida, Levantamento Rápido, Município de Martins/RN.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia

Cerca de 40% do globo terrestre está ocupado pelas florestas tropicais e subtropicais, entre as quais 42% são compreendidas pelas florestas secas, onde inclui-se a  maior  formação  vegetal do Nordeste do Brasil, à Caatinga, bioma exclusivamente brasileiro que, ocupa uma área de 11% do território nacional, sendo esta equivalente a mais de 70% do território do Nordeste. Composta predominantemente por plantas de porte arbustivo arbóreo, caducifólias e muito tolerantes ao déficit hídrico, em grande parte determinada pelo clima, relevo e embasamento geológico que, em suas múltiplas inter-relações, resultam em sistemas ecológicos bastante variados. Nesse contexto, o conhecimento a cerca da vegetação faz-se necessário para inúmeras atividades de investigação e desenvolvimento, tendo em vista sua importância e relevância para o sistema ecológico. Mesmo considerando os esforços para o conhecimento da vegetação, estado de degradação e localização de áreas prioritárias para conservação, os estudos de como a biodiversidade se distribui neste bioma ainda são escassos.  Localizado no na Região Oeste do Estado do Rio Grande do Norte, o município de Martins caracteriza-se por apresentar uma vegetação do tipo Caatinga hiperxerófila, ou seja, é a Caatinga que apresenta xerofitismo mais acentuado, sendo-a endêmica da zona de clima semiárido do Nordeste. Em uma escala de semidetalhe, pouco se conhece sobre a variação da vegetação em diferentes tipos fisionômicos da Caatinga no Município. A questão que se coloca é que, faz-se necessário melhorar as informações relativas à cobertura vegetal local, aumentando o nível de detalhe no que se refere à distinção, descrição, classificação e espacialização das comunidades vegetais. Frente a essa escassez de dados referentes aos estudos da distribuição da vegetação em escala de semidetalhe, pretende-se com este trabalho identificar as comunidades vegetais, descrevê-las e mapear a vegetação no Município de Martins/RN, como também, contribuir para que tenhamos estudos futuros a respeito desta temática.

Externo ao Programa - 2966354 - DIÓGENES FÉLIX DA SILVA COSTA
Interno - 1692459 - ERMINIO FERNANDES
Presidente - 1149364 - LUIZ ANTONIO CESTARO
Notícia cadastrada em: 16/04/2015 11:37