Banca de QUALIFICAÇÃO: ROZANA RAMOS NEVES

DISCENTE : ROZANA RAMOS NEVES
DATA : 31/03/2023
LOCAL: Sala Multimeios II - Centro de Educação

ESTRATÉGIAS DE ENSINO: POSSIBILIDADES NA APRENDIZAGEM DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA

Estratégia de ensino; prática pedagógica; Inclusão; Aprendizagem; Deficiência Múltipla.

O desejo de pesquisar o processo de aprendizagem de estudantes com deficiência múltipla surgiu durante minha jornada como educadora, observando o trabalho de educadores/as em salas de aula comum. A partir das minhas vivências, apresento como objetivo geral da pesquisa descrever as estratégias de ensino na aprendizagem de um aluno com deficiência múltipla, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A escassez de referenciais teóricos demarca a importância do estudo. Há, ainda, uma diversidade de interpretações e nomenclaturas nos estudos acerca da temática, o que dificulta o estudo. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e cunho descritivo. Para construção dos dados desta pesquisa, serão consultados e analisados os relatórios sobre a aprendizagem de um estudante com deficiência múltipla de um colégio de aplicação, além da proposta pedagógica da escola. Configura-se, portanto, como um estudo de caso do tipo documental. Após a sistematização dos dados, será elaborado um Produto Educacional no formato de um e-book que possa contribuir com o trabalho pedagógico de outros profissionais da educação no atendimento de crianças com deficiência múltipla.

Presidente - 3903631 - BLENDA CARINE DANTAS DE MEDEIROS
Interna - 2432915 - MARISTELA DE OLIVEIRA MOSCA
Externa ao Programa - 3240547 - ALINE DE MEDEIROS FERNANDES - UFRNExterna ao Programa - 3036463 - CLAUDIA ROBERTO SOARES DE MACEDO NAZARIO - UFRN
Notícia cadastrada em: 27/03/2023 14:54