Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULA BATISTA DA TRINDADE

DISCENTE : PAULA BATISTA DA TRINDADE
DATA : 29/03/2023
LOCAL: sala virtual google meet https://meet.google.com/mab-mmfu-pwu

Laboratórios da UFRN: Elementos Didáticos e Aulas Práticas Acessíveis

pessoa com deficiência; laboratórios de aulas práticas; formação de professores

A partir de 2017 aumento significativo de ingresso de estudantes com deficiência no ensino superior, em razão do crescimento das políticas públicas e normativas as quais buscam garantir o acesso de todos a educação e, em consequência, ao ensino superior de ensino. No contexto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) não é diferente, observa-se um aumento do número de estudantes com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) atendidos pela Secretaria de Inclusão e Acessibilidade (SIA) da UFRN: de 31 (trinta e um) estudantes no ano de 2017 para 102 (cento e dois) em 2018. Nesse sentido, este trabalho volta-se ao estudo sobre as dificuldades de acessibilidade/inclusão dos estudantes com NEE do campus da FACISA  da UFRN em aulas práticas de laboratórios que ocorrem em seus cursos de graduação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com caráter exploratório e descritivo, cujo objetivo geral é identificar, no contexto de aulas práticas em laboratórios da UFRN, quais os elementos didáticos contribuem para um ensino acessível. Já os objetivos específicos são: identificar as percepções de docentes, técnicos e estudantes usuários de laboratórios da UFRN sobre recursos/materiais didáticos utilizados que contribuem para a prática pedagógica acessível, bem como levantar necessidades formativas, sob a ótica dos usuários dos laboratórios, para o desenvolvimento de uma prática pedagógica acessível, e, por fim, elaborar uma proposta formativa para o desenvolvimento de práticas pedagógicas acessíveis em laboratórios, a partir do levantamento das demandas de docentes, técnicos e estudantes da UFRN. Para o alcance dos objetivos faremos visitas no lócus da pesquisa, a Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA), realizando  observação bem como entrevistas semiestruturadas com professores, alunos usuários dos laboratórios, técnicos em laboratório do campus, totalizando nove participantes.  Ao final, esperamos discutir sobre os elementos didáticos que contribuem para um ensino acessível em laboratórios, contribuindo com a formação de professores que ministram aulas práticas nesses espaços, além de fortalecer a política inclusiva dentro da UFRN.

Presidente - ***.422.544-** - LISIE MARLENE DA SILVEIRA MELO MARTINS - UFPB
Interna - 3144003 - GESSICA FABIELY FONSECA
Externa ao Programa - 2370186 - FRANCILEIDE BATISTA DE ALMEIDA VIEIRA - UFRNExterno à Instituição - MUNIQUE MASSARO - UFPB
Notícia cadastrada em: 20/03/2023 08:48